Elaboracao projeto de atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE ATIVIDADES I

MANUAL DE ELABORAÇÃO

2013/1
Página 1 de 26

1. APRESENTAÇÃO

Prezados (as) Alunos (as),

O Projeto de Atividades I é um conjunto de atividades acadêmicas, que articulam e inter-relacionam os conteúdos das disciplinas estudadas no curso com as experiências cotidianas da área, contribuindo efetivamente para a formação do aluno.

O Projeto de Atividadesdeverá ser desenvolvido em duas etapas, caracterizando disciplinas distintas na matriz curricular, sendo estas, Projeto de Atividades I (7.SERIE) e Projeto de Atividades II (8.SERIE).

Para a entrega do trabalho final de cada um dos componentes curriculares: Projeto de Atividades I e Projeto de Atividades II, o aluno deverá desenvolver, respectivamente, um Projeto (7.serie) e um Plano deControladoria (8.serie). O Projeto de Atividades poderá ser desenvolvido em grupo (até cinco participantes).

Com o objetivo de auxiliá-los nesta primeira etapa - Projeto de Atividades I (7.SERIE), o presente Manual proporciona uma série de instruções para o desenvolvimento do Projeto.

É importante ressaltar que o desenvolvimento do Projeto nesta 7.série deve objetivar o Plano de Controladoria, a serelaborado na disciplina Projeto de Atividades II (8.série).

Sucesso em suas atividades!

Página 2 de 26

2. A NATUREZA DE UM PROJETO Um “projeto” pode ser definido como um empreendimento que cria um produto ou serviço único; tem início e fim claramente definidos; conduzido por pessoas; atinge seus objetivos, respeitando parâmetros de prazo, custo e qualidade (KEELLING, 2012). Em seudia-a-dia você deve realizar diversas atividades pessoais ou profissionais que nem sempre são planejadas, ou seja, tudo o que você faz pode ser previamente pensado, calculado e medido, assim os resultados obtidos serão atingidos com maior eficácia, em menor tempo e com economia de recursos (BÜLL, 2013). Há projetos pessoais - como organizar uma festa ou viagem; projetos corporativos como estabelecer umnovo negócio, implantar melhorias, desenvolver produtos ou serviços; há projetos dedicados à pesquisa e desenvolvimento com medicamentos, tecnologia etc, assim como há projetos de engenharia e manutenção. Independente de sua natureza, Büll (2013) e Keelling (2012) esclarecem que todos os projetos possuem características comuns, entre elas:
● ● ● ● ● ● ●

São executados por pessoas; Possuemrecursos limitados; Precisam ser planejados, executados e controlados; São empreendimentos independentes; Possuem propósitos e objetivos distintos; São de duração limitada, com data para início e término; Contam com recursos, administração e estruturas próprias;

Página 3 de 26

No entanto, é preciso perceber a diferença entre um projeto e uma operação. O autor Büll (2013) explica uma questãofácil de ser pontuada por meio de um exemplo simples: Uma mudança de residência - veja a comparação abaixo: Projetar a mudança é um esforço único e temporário na qual a equipe ou o responsável enfrenta situações desconhecidas e que precisam ser previstas para que possam ser tratadas da melhor forma. Operacionalizar ou simplesmente realizar a mudança é um esforço contínuo, estável, repetitivo econsistente. Os executores desempenham as mesmas tarefas a cada ciclo do processo, seus objetivos são conhecidos e é possível criar um controle de produtividade estabelecido em torno de metas. A gestão de um projeto, segundo Keelling (2012), possui características próprias, que muitas vezes podem ser traduzidas em benefícios. Veja os principais: ● Simplicidade e clareza de propósito e escopo: asmetas são facilmente compreendidas, pois são definidas por meio de descrição breve e objetiva. ● Facilidade de medição: o andamento de um projeto pode ser medido pelas metas e padrões estabelecidos. ● Flexibilidade de emprego: especialistas podem ser consultados ou contratados por curtos períodos pela administração do projeto, minimizando gastos. ● Conduz à motivação e moral da equipe: equipes...
tracking img