Maus-tratos versus “tapa pedagogico”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE ITARARÉ
JABES WEDEMMAN JUNIOR














MAUS-TRATOS VERSUS “TAPA PEDAGOGICO”




















ITARARÉ
2009
JABES WEDEMMAN JUNIORMAUS-TRATOS VERSUS “TAPA PEDAGOGICO”





















ITARARÉ
2009
RESUMO

O presente artigo tem por finalidade estudar odireito dos pais de educar os filhos; as formas de correção, o tapa pedagógico; o abuso das práticas punitivas e os maus tratos. Analisa a violência doméstica e as punições físicas como realidade socialenraizada na cultura.
Palavras-chave: Relação familiar.Filhos.Educação.Maus Tratos.



























1 INTRODUÇÃO


É direito dos pais utilizaremmedidas corretivas como forma de educar seus filhos. No entanto o que se observa é o abuso destas medidas por meio de maus tratos e severas punições.
O ato disciplinador violento varia desdeum simples “tapa pedagógico” até o cruel espancamento.
O fenômeno de violência contra a criança ou adolescente por parte de seus responsáveis tem inicio desde cedo, quando elas são aindaindefesas, tidas pelos adultos como inferiores.
Com essas considerações, percebe-se a gravidade do problema e a necessidade de seu estudo, para que assim seja possível combater este fenômenoenraizado na cultura social.










































2 PUNIÇÃO FÍSICA COMO REALIDADE CULTURAL


As práticas disciplinares epunitivas, por meio de maus tratos físicos remontam à Antiguidade. Presente na maioria das culturas passadas, a violência doméstica contra crianças e adolescentes era considerada algo normal, poisdemonstrava o poder e autoridade dos pais.
A “mania de bater” enraizou se em nossa cultura, com a idéia de que os pais têm o direito e dever de violentar seus filhos a fim de melhor educá-los e...
tracking img