Maus tratos de animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA





Mayrlla Maria Normando Moreira

I



















DISTURBIO DO SONO DOS EQUINOS.















Gama

2012

MAYRLLA MARIA NORMANDO MOREIRA















DISTURBIO DO SONO NO EQUINOS.Trabalho para obtenção de nota na disciplina de Clínica Medica de Grandes Animais, das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central, na área de Doenças Neurológicas.



















Gama

2012

SUMARIOIntrodução

Vai ser descrito passo a passo cada tipo de sono e uma patologia que acomete os equinos.

Os tipos de sono são:

Sono profundo: O animal deita-se totalmente sobre um dos lados de seu corpo, mantendo inclusive um dos lados da cabeça e do pescoço encostado no chão.

Sono médio: O equino deita-se sobre a coxa e a patela no mesmo lado flexionando os membroscolocando as mãos quase debaixo do corpo e a cabeça pode estar erguida ou com o nariz apoiado no solo. O período desse sono é importante para o descanso e a tranquilidade do animal, é o estágio que o corpo repousa enquanto o cérebro continua em atividade.

Sono superficial: É quando o equino se encontra numa dormência muito leve. Ocorre com maior frequência com os equinos adultos, que passamgrande parte do seu sono em pé, por possuírem os ligamentos especiais.

Durante os três estágios o animal recebe diferentes estímulos cerebrais, um dos estágios bem interessante é o sono médio, pois durante o estágio as ondas cerebrais atuam como se o animal ainda estivesse acordado e seus olhos parecem piscar mesmo estando fechado. Neste período do sono o corpo descansa enquanto o cérebrocontinua em atividade.

Nos três estágios do sono o cavalo gasta entre seis a oito horas por dia, mas até hoje não se sabe exatamente a duração de cada fase do sono isso quer dizer do relaxamento do animal, pode-se dizer que, durante o período do sono médio tem uma duração de duas horas no total, somadas quatro a cinco pequenas sessões. Mas quando o cavalo descansando o cérebro continuatrabalhando. Durante o sono uma das regiões do cérebro que continua em atividade é o córtex. O cavalo só relaxa completamente durante o sono profundo, isso ocorre quando ele se deita sobre um dos lados do seu corpo.

Tempo de Sono X Idade

O tempo de sono total nos eqüinos varia de seis a oito horas por dia e apresenta de cinco a sete episódios, com duração de trinta a quarenta minutoscada. O tempo de sono paradoxal - que é um sono profundo – representa quarenta e cinco minutos do tempo total, ou seja, vinte e cinco porcento. Esta relação é influenciada pela idade.

Para que isso ocorra o cavalo entre no estágio de sono paradoxal é necessário que ele adote o posicionamento decúbito lateral (deitado de lado). Na transição do sono de ondas lentas (sono superficial) para osono paradoxal, ele acorda por uns segundos e faz uma rápida avaliação das redondezas, somente para certificar-se de que não há perigo.

Nos potros, o tempo de sono ocupa metade de um dia claro. A partir dos sete meses de idade, cai ao nível do sono dos adultos. O sono é muito importante para o potro, pois acredita-se que ele seja necessário para assimilação das informações adquiridas no momentoem que estão despertos. A média de duração dos períodos de descanso dos potros é de sete minutos, segundo alguns experimentos. Ele normalmente se deita, no máximo, a um metro da mãe.

Um a das patologias é a Narcolepsia que é um distúrbio incurável e raro do sono proveniente do sistema nervoso central que se caracteriza por episódios descontrolados de perda do tônus muscular e sono. A...
tracking img