Matriz funcionalista e organicista na psicologia americana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATRIZ FUNCIONALISTA E ORGANICISTA NA PSICOLOGIA AMERICANA

Limites do atomicismo e do mecanicismo:

Três fenômenos característico dos seres vivos desafiaram o poder compreensivo do mecanicismo e osprocedimentos analíticos atomicista: a reprodução, o desenvolvimento e a autoconservação.

Nenhum ser inanimado se reproduz e nenhuma máquina constrói outra máquina. Esse fenômeno indica umaespecificidade dos seres vivos que aponta para algo “dentro” deles. A reprodução, desenvolvimento e a autoconservação sugerem a existência do vitalismo que seria um princípio vital ou virtude natural, queseria o fator responsável pela manutenção, florescimento e multiplicação da vida. Ao final do século XVIII e durante o XIX criam-se as disciplinas, que ao enfocar e explicar estes fenômenoscientificamente- materialisticamente-, resguardando,porém, a sua especificidade metodológica,unificaram os estudos dos seres vivos numa nova ciência: a biologia.

Através de novas disciplinas criadas, como abiologia, originou-se conceitos de “organismo”, “função”, “evolução” e “desenvolvimento”.

Função, estrutura e gênese:

Os conceitos de organismo e função aparecem como decisivos em toda biologia: naanatomia comparada e na paleontologia,na fisiologia dos mecanismos de autorregulação, na embriologia e na biologia evolutiva;os conceitos genéticos são mais enfatizados na duas últimas.

A anatomiacomparada e a paleontologia, que tiveram em Cuvier o seu grande mestre, com base na comparação sistemática entre as espécies animais, produziram um imagem dos seres vivos como estruturas hierarquizadas efuncionais, proporcionando aos indivíduos de cada espécie uma adaptação ótima que ficaria comprometida por qualquer alteração em suas partes componentes: “ Todos os órgãos de um mesmo animal formam umsistema único em que todas as partes se sustentam, atuam e reagem umas as outras, não podendo haver modificações numa delas que não acarretem análogas nas outras”,afirma Cuvier. A excelência das...
tracking img