matriz atividade individual posicionamento gcr m4

444 palavras 2 páginas
Matriz de atividade individual*
Módulo: MGM
Atividade: Individual
Título: Risco Bancário
Aluno: Jefferson Henrique de Souza
Disciplina: Gestão de Crédito e Risco
Turma: 28
Introdução
As novidades de Basileia III para os Bancos e a importância das agencias de classificação de riscos.
Riscos da atividade bancária
Risco de crédito, risco de mercado, risco operacional, risco legal e risco de liquidez.
Indicador que reflita a integração dos riscos bancários
Com certeza a classificação de riscos é a ferramenta que integra os riscos. Por exemplo, o Banco possui uma classificação, as operações possuem, as Assets possuem, os fundos possuem.
Podemos obter classificações de riscos através de empresas como S&P entre outras. Essas empresas levam em conta todos os riscos para as notas dadas.
Solução para a utilização dos riscos de instituição bancária
Enquadramento nas recomendações de Basileia, atualmente os Bancos estão em fase de implementação de Basileia III.
Podemos citar entre algumas mudanças de BII para BIII que as instituições financeiras passem a calcular o Índice de Alavancagem a partir de 1/1/2013 e a divulgar seu índice e os componentes da forma de cálculo a partir de 1/1/2015. A partir de 1/1/2018, está prevista a exigência de um valor mínimo para o Índice de Alavancagem, inicialmente previsto em 3%.
A nova exigência de capital de Basileia III aumenta significativamente os percentuais de requerimento, principalmente dos componentes do PR com maior capacidade para absorver perdas.
A implantação, no Brasil, da nova estrutura de capital inicia-se em 1º de outubro de 2013 e segue o cronograma internacional acordado até a conclusão do processo, em 1º de janeiro de 2022. O cronograma para introdução gradual das medidas busca fornecer prazo suficiente para a adaptação dos sistemas financeiros nacionais, permitindo que cada uma das instituições, quando necessário, ajuste a sua base de capital. Alterações relacionadas à apuração do capital para risco de crédito que

Relacionados

  • PIM BARDELLA
    235482 palavras | 942 páginas