Matma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto massorético
Texto Massorético ou masorético é o texto hebraico da Bíblia utilizado com a versão universal da Tanakh para o judaísmo moderno, e também como fonte de tradução para o AntigoTestamento da Bíblia cristã, inicialmente pelos protestantes e, modernamente, também por tradutores católicos.
O termo "massorá" provém na língua hebraica de mesorah (מסורה, alt. מסורת) e indica"tradição". Portanto, massoreta era alguém que tinha por missão a guarda e preservação da tradição.
Por criarem uma base para a interpretação do texto hebraico, aperfeiçoando os símbolos da escrita, já que atéentão não havia um sistema definido de regras gramaticais por escrito, os massoretas são considerados os pais da gramática da língua hebraica atual.

Pergaminhos do Mar Morto

Os manuscritos ourolos do Mar Morto, descobertos, provavelmente, em 1947 por beduínos árabes chegaram às mãos dos estudiosos no fim daquele ano e no começo de 1948. As descobertas se realizaram nas cavernas nospenhascos margosos que distam entre um e dois km ao oeste da extremidade nordeste do Mar Morto perto de uma fonte copiosa de água doce chamada Ain Fexca (Feshkha).
Os manuscritos foram vistos por váriosestudiosos na parte posterior do ano 1947, e alguns deles confessam que na época, menosprezaram-nos como sendo falsificações. Um dos professores que reconheceram a verdadeira antiguidade dos manuscritosfoi o falecido Prof. Eleazar L. Sukenik da Universidade Hebraica, e ele conseguiu mais tarde comprar alguns deles.

Depois da descoberta destes manuscritos, que são de grande importância por tersido quase unanimemente reconhecido que pertencem ao último século a.C. e ao primeiro século d.C., a região onde foram achados tem sido sujeitada a exploração sistemática. Numerosas cavernas têm sidoachadas, e até agora, onze destas cavernas têm oferecido materiais da mesma época dos manuscritos originais.
A maior parte destes manuscritos tem vindo da quarta caverna a ser explorada (Caverna...
tracking img