Matlab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

5º Ano, 1º Semestre Televisão Digital - 2002/2003

Redução de imagem no domínioespacial

Armando Miguel Jesus Pereira Barbosa Sérgio André Loureiro Paiva Valente

ee98095@fe.up.pt ee98011@fe.up.pt

Objectivos
• Desenvolver um algoritmo que produza uma imagem digital dedimensões a.N x a.M (a < 1) a partir de uma imagem de dimensões n x M . • As duas imagens deverão mostrar o mesmo conteúdo. • Utilizar a estratégia de sub-amostragem vertical e horizontal de um factor dea:1. • Analisar a imagem resultante, identificando o efeito de aliasing. • Aplicar um filtro simples para eliminar o efeito de aliasing.

Introdução teórica
As imagens sem redução ocupam muito espaçoao serem armazenadas, o que, no caso da Internet é necessário mais tempo para as ler. Em muitos casos a utilização de imagem reduzida é suficiente para mostrar o seu conteúdo. Se quisermos consultarum catalogo com muitas imagens, seria necessário muito tempo para as ler por completo, pelo que o uso de imagens reduzidas ("thumbnails") irá tornar a consulta mais rápida e eficiente. Geralmente os"thumbnails" dão uma boa perspectiva sobre o conteúdo da imagem original. Existem vários métodos para proceder à redução de uma imagem, que descritos a seguir:

⇒ "Cropping"
Esta é a maneira maissimples de reduzir uma imagem. Consiste em retirar uma parcela que contenha a informação mais interessante da imagem original. Este método só é viável para imagens em que têm apenas uma pequena área deinteresse. Para nós é simples identificar qual a área de mais interesse, contudo para implementar uma algoritmo autónomo torna-se mais complexo.

⇒ "Pixel Skipping"
Para eliminar os problemas acimareferidos, pode-se reduzir o tamanho de uma imagem retirando pixels "intercalados" ao longo de toda a imagem. Por exemplo, se quisermos reduzir o tamanho de uma imagem para metade temos de retirar...
tracking img