MatheusGomes

879 palavras 4 páginas
4. PARTIÇÕES LINUX

4.1. Partições

As partições são divisões existentes no disco rígido. Permite ao usuário utilizar mais de um S.O no mesmo computador, ou dividir o disco rígido em uma ou mais partes para ser utilizado por um único sistema operacional ou até mesmo por diferentes arquiteturas.

4.2. Sistemas de arquivos

Sistemas de arquivos são basicamente uma estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e guardados em mídias. Através do sistema de arquivos, é que se determina o espaço utilizado no disco além de gerenciar como partes de um arquivo podem ficar dividas no dispositivo de armazenamento. O sistema de arquivos determina como os dados podem ser gravados, copiados, alterados, nomeados e apagados. Toda e qualquer manipulação de dados de uma mídia necessita de um sistema de arquivos para que essas ações sejam possíveis. Se não houver estrutura de armazenamento e manipulação, é impossível gravar dados.
Cada sistema de arquivos tem uma característica em particular, mas seu propósito é o mesmo: Oferecer ao sistema operacional a estrutura necessária para ler/gravar os arquivos/diretórios.
Os principais tipos de sistemas de arquivos são:
NFTS – NFTS é o sistema de arquivos padrão a partir do Windows XP. Oferece muitas melhorias sobre o antigo FAT32. Até recentemente, não existia suporte de escrita em partições NTFS no Linux, o que dificultava a vida do usuário dos dois sistemas em dual-boot, mas isso foi solucionado com o NFTS-3G (ao invés de ser um drive complexo, incluído no kernel, o NFTS-3G é executado através do Fuse, um módulo que permite criar drivers para sistemas de arquivo que rodam como programas comuns), que é usado por padrão na maioria das distribuições atuais.

EXT3 – EXT3 é o sucessor do EXT2, suporta o uso de jourling (área dedicada para registros, armazenando todas as ações que serão realizadas nos arquivos, como gravação e/ou alteração de dados). O jourling permite que o sistema de arquivos mantenha um

Relacionados