127359010507

990 palavras 4 páginas
DETERMINAÇAO DA ATIVIDADE DA COLINESTERASE SÉRICA

FEIRA DE SANTANA – BA 2014 EIDECLARA CORREIA DOS SANTOS
JÉSSICA LIMA DE SOUZA
MARCUS DANILO DE SOUZA MATOS

DETERMINAÇAO DA ATIVIDADE DA COLINESTERASE SÉRICA

Relatório apresentado à Universidade Estadual de Feira de Santana, como requisito de avaliação da disciplina de toxicologia, no curso de Farmácia, sobre a orientação do Prof.ªMariana Borges Botura.

FEIRA DE SANTANA- BA
2014
INTRODUÇÃO

Os pesticidas são substâncias químicas ou naturais utilizados na agricultura nocontrole de diversas pragas, dentre esses se encontram os organosfosforados e carbamatos estes são utilizados para com essa finalidadepor apresentarem amplo espectro de atuação contra pragas. Sabe-se que é crescente o numero de intoxicações causadas por esses agrotóxicos, pois quando não utilizado corretamente pode contaminar locais como rios e lagos. (SILVA, 2011).
Esses praguicidas atuam inibindo a acetilcolinesterase, enzimas essas responsáveis por hidrolisar e inativar a acetilcolina, propionilcolina e butirilcolina. A acetilcolina é um neurotransmissor que atua nas transmissões dos impulsos nervos, presentes nos mamíferos e insetos. Quando ocorre aumento da concentração desses mediadores químicos na fenda sináptica pela inibição da colinesterase pode levar a danos a saúde, pois ocorre uma hiperestimulação colinérgica. (OGA, CAMARGO, BATISTUZZO, 2008).
Existem dois tipos de colinesterase, a colinesterase verdadeira, especifica ou eritrocitária, encontrada nos dendritos, pericárdio, e axônios dos neurônios colinérgicos(FATONI,2002). Tem atividade sobre a acetilcolina e propinilcolina, mas não hidrolisa a butirilcolina. (TECLES,2000). A outra variedade de colinesterase é a pseudocolinesterase, esterase sérica, colinesterase inespecífica ou butirlcolinesterase. Está, hidrolisa butirilcolina em taxas maiores que

Relacionados