Maternidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO CIRURGICO

É um conjunto de elementos destinados ás atividades cirúrgicas, bem quanto á recuperação pós anestésica (SRPA) e pós-operatória do paciente que passou por tratamento cirúrgico.

Localização

A unidade de Centro Cirúrgico deve ocupar uma área independente da circulação geral, ficando livre do transito de pessoas e materiais estranhos ao serviço; com mínimo de ruídopossível; possibilitando o acesso livre e fácil de pacientes das Unidades de internação, Pronto Socorro e UTI.

Estrutura física

São considerados essenciais os elementos descritos a seguir.

Vestiários masculinos e femininos

Devem estar localizados na entrada do centro cirúrgico, de modo que os profissionais, e outras pessoas que venham da área de circulação externa, só possam ter acesso ao setorapós a troca de roupa. O vestiário deve conter também armários para guardar pertences dos usuários e sanitários anexos com lavabos e chuveiro.

Sala administrativa

É o local destinado ao controle administrativo da Unidade, concentrando a chefia de enfermagem e a secretaria.

Área de recepção do paciente

É a área reservada para recepcionar e transferir pacientes da maca até a mesacirúrgica.

Sala de espera

É a área destinada aos familiares ou acompanhantes do paciente, enquanto aguardam o termino da cirurgia e alta da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA). Este ambiente deve ser provido de poltronas e sanitário.

Área de escovação ou lavabos

Prevê-se um lavabo com duas torneiras para cada duas salas de cirurgias. As torneiras devem ser munidas de característicasespeciais, que tornem possível abri-las e fecha-las sem o uso das mãos. Os tanques devem ser instalados numa altura de mais ou menos 90 cm, para favorecer a mecânica corporal no ato da escovação. Neste local devem ter escovas e solução anti-séptica.

Sala de cirurgia

É a área destinada à realização de intervenções cirúrgicas e endoscópicas. Preconizam-se duas salas para cada 50 leitos nãoespecificados ou para cada 15 leitos cirúrgicos. Os requisitos que devem ser respeitados para facilitar o funcionamento são:

a) Área física

O tamanho da sala cirúrgica, metros quadrados, varia de acordo com a especialidade a que é destinada. A sala cirúrgica mais funcional é a retangular, pois oferece melhor aproveitamento do espaço, mas pode ser circular ou quadrada. Como por exemplo:herniorrafia, tireoidectomia, deve ter área mínima proposta de: 25 m2. para as salas destinadas as cirurgias especializadas, as mínimas propostas são: 36 m2.

b) Paredes

Devem ter os cantos arredondados em todas as junções, com a finalidade de facilitar a limpeza. Devem ser revestidas de material resistente, mas que proporcione superfície lisa e lavável. Este material deve favorecer a diminuição deruídos externos. E quanto a cor, deve ser neutra, suave e repousante.

c) Piso

É obrigatório que seja de material condutivo, por causa da associação de substancias anestésicas inflamáveis com oxigênio ou óxido nitroso; ou seja, deve ser bom condutor de eletricidade. Deve ser também de material resistente ao uso de água e soluções desinfetantes, de superfícies lisas e de fácil limpeza.

d) PortasDevem ser amplas para facilitar a passagem de macas e equipamentos cirúrgicos, devem ser corrediças para evitar movimentação de ar, devem ser revestidas de material lavável e de cor neutra. Devem, ainda, possuir proteção, a fim de prevenir danos por possíveis esbarrões de macas. Precisam, também, ser providas de visor facilitando visualizar o interior da sala sem a necessidade de abri-lasdurante o ato cirúrgico.

e) Janelas

Deve estar localizadas de modo a permitir a entrada de luz natural em todo o ambiente, provida de vidro fosco e ser lacrada com persianas recobertas por vidros, possibilitando a limpeza.

A iluminação artificial da sala de cirurgia é feita por intermédio da luz geral de teto, com lâmpada fluorescente e luz direta. Os focos permitem a luminosidade ideal...
tracking img