materiasl de apoio

821 palavras 4 páginas
O que é uma ideologia?
A palavra ideologia tal como é entendida hoje teve seu conceito elaborado por Karl Marx que, de maneira genial - para o mal -, enxergou que se desse a uma ideia ruim uma nova roupagem, ela poderia ser aceita como boa.
O Brasil está mergulhado na ideologia socialista. Nesta Resposta Católica, Padre Paulo Ricardo fala sobre essa triste realidade, como o conceito elaborado por Karl Marx foi aplicado com sucesso em nosso país e como é possível combatê-lo.
Fonte :http://padrepauloricardo.org/

Ideologia
A vitória das idéias é a vitória dos portadores materiais das idéias.
Brecht
A violência da opressão constitui o fator mais diretamente perceptível da ordem social condenada e objetivamente cada vez menos sustentável.
Lukács1
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência através de força explícita. Assim a ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status quo e da própria sociedade.
O objetivo da ideologia é o consentimento ativo dos membros da sociedade burguesa à manutenção do status quo, da ordem social estabelecida[2]. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência através de força explícita. Assim a ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status quo e da própria sociedade. A pedra angular para o alcance desse objetivo é a idéia do bem comum a Commonwealth, que em conjunto com o racionalismo, constitue a base mesma do liberalismo.
Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo(Commonwealth), base da própria ideologia liberal e que se torna assim,

Relacionados

  • Como fazer um paper
    1130 palavras | 5 páginas
  • A utilização de modelos de referencia para auxiliar a gestão de processo de desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma empresa de maquinas e implementos agrícola.
    35289 palavras | 142 páginas
  • Manual Nadador Salvador
    38655 palavras | 155 páginas
  • Tecnico em adminstração
    37647 palavras | 151 páginas