Materialismo historico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................................................3.
DEFINIÇÃO........................................................................................................................................4.
A CONSTRUÇÃO DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO EMARXISTA........................................4-5.
O MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICOS: alguns apontamentos sobre a subjetividade....5.
PRINCÍPIOS....................................................................................................................................6-7-8.
ALGUMAS CATEGORIAS DE ANÁLISES..........................................................................................8-9-10.
O QUE SE ENTENDEPOR MATERIALISMO HISTÓRICO? O QUE SÃO FORÇAS PRODUTIVAS? E RELAÇÕES DE PRODUÇÃO?...........................................................................................................................10-11.
OCULTAR IDEIAS CENTRAIS...........................................................................................................11.CONCLUSÃO..................................................................................................................................12
BIBLIOGRÁFIA..............................................................................................................................13.
INTRODUÇÃO

Neste trabalho colocaremos em foco o materialismo histórico que é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi pelaprimeira vez elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels (1818-1883), malgrado ele próprio nunca tenha empregado essa expressão. O materialismo histórico procura as causas de desenvolvimentos e mudanças na sociedade humana nos meios pelos quais os seres humanos produzem coletivamente as necessidades da vida. As classes sociais e a relação entre elas, além das estruturas políticas e formas depensar de uma dada sociedade, seriam fundamentadas em sua atividade econômica. O materialismo histórico na qualidade de sistema explanatório foi expandido e refinado por milhares de estudos acadêmicos desde a morte de Marx.



















Definição
Materialismo é toda concepção filosófica que aponta a matéria como substância primeira e última de qualquer ser, coisa ou fenômenodo universo. Para os materialistas, a única realidade é a matéria em movimento, que, por sua riqueza e complexidade, pode compor tanto a pedra quanto os extremamente variados reinos animal e vegetal, e produzir efeitos surpreendentes como a luz, o som, a emoção e a consciência. O materialismo contrapõe-se ao idealismo, cujo elemento primordial é a ideia, o pensamento ou o espírito. A concepçãomarxista é uma ciência à qual o pensador alemão Karl Marx deu o nome de materialismo histórico e cujo objeto são as transformações econômicas e sociais, determinadas pela evolução dos meios de produção. Marx constrói uma dialética (do grego: dois logos) materialista, em oposição à dialética idealista hegeliana. O materialismo dialético pode ser definido como a filosofia do materialismo histórico, ouo corpo teórico que pensa a ciência da história. Os princípios fundamentais do materialismo dialético são quatro: (1) a história da filosofia, que aparece como uma sucessão de doutrinas filosóficas contraditórias dissimula um processo em que se enfrentam o princípio idealista e o princípio materialista; (2) o ser determina a consciência e não inversamente; (3) toda a matéria é essencialmentedialética, e o contrário da dialética é a metafísica, que entende a matéria como estática e anistórica; (4) a dialética é o estudo da contradição na essência mesma das coisas. Baseado na dialética de Hegel, segundo a qual o progresso das idéias se dá pela sucessão de três momentos -- tese, antítese e síntese --, o materialismo dialético pretende ser, ao mesmo tempo, o fim da filosofia e o início de...
tracking img