A função de um material de moldagem é registrar com precisão as dimensões dos tecidos bucais e suas relações espaciais. No ato da moldagem, o material no estado plástico é colocado contra os tecidos bucais até a sua presa, sendo então removido para fornecer uma réplica desses tecidos. Assim o molde representa a reprodução negativa e quando vazado com gesso ou outro material adequado, fornece o modelo, que é uma reprodução positiva dos tecidos bucais moldados.
Dentre os materiais de moldagem,atualmente, os materiais elastoméricos são preferenciais na obtenção de modelos. Os elastômeros são classificados como borrachas sintéticas. Existem quatro grupos de materiais elastoméricos: polissulfetos, siliconas de reação por condensação, siliconas de reação por adição e poliéteres.

A estabilidade dimensional é a principal propriedade de um bom material de moldagem. Dos materiais existentes, aqueles que apresentam reação de polimerização sem a formação de subprodutos (siliconas de adição epoliéteres) são os que apresentam estabilidade dimensional superior.

Os materiais de moldagem devem apresentar alguns requisitos, como: não serem tóxicos, terem tempos de trabalho e presa aceitáveis, serem estáveis após a moldagem, e quando vazados produzirem cópias fiéis dos dentes e tecidos bucais. Devem também ter resistência em finas espessuras e suficiente recuperação elástica para serem removidos de áreas retentivas sem deformação permanente.

* Siliconas de reação por adição:As siliconas de reação por adição são consideradas atualmente, os materiais que apresentam as melhores propriedades como facilidade de trabalho, recuperação elástica, fidelidade de cópia e estabilidade dimensional.

A estabilidade dimensional foi considerada a principal vantagem das siliconas de reação por adição, sendo importante para situações onde o vazamento imediato do gesso sobre o molde obtido não pudesse ser realizado.

Apesar disso, segundo os trabalhos de Mello et al. (2002) [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). Material de moldagem. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Material-De-Moldagem/601764.html

MLA

"Material de moldagem" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Material-De-Moldagem/601764.html>.

MLA 7

"Material de moldagem." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Material-De-Moldagem/601764.html>.

CHICAGO

"Material de moldagem." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Material-De-Moldagem/601764.html.