Material_Auditoria_Aula 2

1617 palavras 7 páginas
UC: Auditoria
Prof° Edmundo Lopes
Aula 2: Procedimentos de Auditoria
1. PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

Para Attie (2011) “procedimentos de auditoria são as investigações técnicas que, tomadas em conjunto, permitem a formação fundamentada da opinião do auditor sobre as demonstrações financeiras ou sobre o trabalho realizado”.
Segundo Almeida (2003) “os procedimentos de auditoria representam um conjunto de técnicas que o auditor utiliza para colher as evidências sobre as informações das demonstrações financeiras”.
“Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas, abrangendo testes de observância e testes substantivos”.
Na definição de Cook e Winkle (1979) “esses métodos de se reunirem evidenciais denomina-se, conjuntamente, procedimentos de auditoria”.
Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:
a) testes de transações e saldos; e
b) procedimentos de revisão analítica.
Desta forma, constituem-se como procedimentos de auditoria os testes de observância, também conhecidos como exames de aderência, e os testes substantivos. Os primeiros têm como objetivo avaliar o sistema contábil e de controles internos da entidade. Tais sistemas constituem-se em rotinas integradas desenvolvidas pela administração da entidade com as finalidades básicas de salvaguardar (proteger) os ativos da entidade e de promover a confiabilidade e tempestividade dos registros contábeis.
Na avaliação do sistema contábil e de controles internos, o auditor necessita obter as seguintes informações: 1. existência do sistema; 2. efetivo cumprimento

Relacionados