Materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise granulométrica NBR 7217
Esta Norma prescreve o método para a determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para concreto. Determina a dimensão máxima característica, grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura nominal, em m, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta umaporcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa, o módulo de finura. Partículas minerais com dimensão inferior a 0,075 m, incluindo os materiais solúveis em água, presentes nos agregados.
Aparelhagem
Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio; Estufa para secagem; Peneiras das séries normal e intermediária, tampa e fundo; Agitador mecânico de peneiras(facultativo); Escova ou pincel de cerdas macias; Fundo avulso de peneiras ou encerado de lona.
Execução do ensaio
Coletar a amostra de agregado conforme NBR 7216. Massa mínima, por amostra de ensaioNBR 9941
Massa mínima da amostra de ensaio (kg)
Dimensão máxima característica do agregado (m)

Execução do ensaio
1.Secar as amostras em estufa (105 –110)ºC, esfriara temperatura ambienteedeterminarsuasmassas(M1 e M2). Tomara amostra
(M1) e reservara outra(M2).
2.Encaixaras peneiras, previamentelimpas, de modoa formarum único conjuntopeneiras, com aberturade malhaemordemcrescentedabase parao topo.
3.Colocara amostraouporçõesdamesmasobrea peneirasuperior do conjunto, de modoa evitara formaçãode camadaespessade material sobrequalquerumadaspeneiras.
4.Promover a agitação mecânicado conjunto, por um tempo razoável para permitir a separação e classificação prévia dos diferentes tamanhos de grão da amostra.
5.Destacar e agitar manualmente a peneira superior do conjunto atéque, após um minuto de agitação contínuo, a massa de material passante pela peneira seja inferior a 1% da massa da porção.
6.Remover o material retido na peneira para a bandeja identificada. O materialremovido pelo lado interno é considerado como retido (juntar na bandeja) e o desprendido na parte inferior como passante.
7.Proceder à verificação da próxima peneira, depois de acrescentar o material passante na peneira superior, até que todas as peneiras do conjunto tenham sido verificadas conforme item 5.
8.Determinar a massa total de material retido em cada uma das peneiras e no fundo doconjunto. O somatório de todas as massas não deve diferir mais de 0,3 % da massa seca da amostra, inicialmente introduzida no conjunto de peneiras.
| |
9.Proceder ao peneiramento da amostra M2, conforme descrito

Conclusão
Expressar a massa dos grãos retidos em cada uma das peneiras, em porcentagem da massa total de amostra, com aproximação de 1% (porcentagem retida individual). Cadapeneira da série normal, a soma das percentagens retidas nela e nas superiores, (porcentagem retida acumulada). O diâmetro máximo do agregado, que éa abertura da malha, em milímetros, da peneira a qual corresponde uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5%. O módulo de finura como sendo a soma das porcentagens retidas acumuladas nas peneiras da série normal dividido por 100.Massa unitária no estado seco e solto NBR 7251

Objetivo
Esta Norma prescreve o método para a determinação da massa unitária do agregado em estado solto. Conforme a NBR 7251/1982 - Agregado em estado solto - Determinação da massa unitária, neste ensaio iremos obter massa unitária do agregado em um recipiente de material metálica sendo a amostra ali colocada sem qualquer adensamento;procurando assim reproduzir a situação da obra, onde o operário transporta o agregado em padiolas nas quais foi ele depositado sem adensamento. Com isso determinaremos a massa unitária que será levada em consideração no cálculo de dosagem do concreto ou na dosagem da argamassa, sendo que o mesmo contribui para a importância do conhecimento do material com o qual iremos trabalhar.
Aparelhagem...
tracking img