Materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
· O que é porcelanato?
É um revestimento cerâmico feito a partir de argila e minerais, com grande resistência e baixíssima absorção. O nome vem da porcelana por dois motivos: pelo aspecto estético e por sua semelhança técnica.
Tipos de porcelanato: Natural, acetinado (semi brilho), polido e esmaltado.



· Diferença entre piso e porcelanato:
A principal diferença está na absorção de água.Os pisos cerâmicos apresentam absorção de água entre 0,5% a 6%. Já os porcelanatos alguns apresentam absorção de água menor que 0,1%.
Através do processo produtivo se consegue baixa absorção de água, alta resistência mecânica;
Possibilita a alta resistência à abrasão, suportando tráfego intenso de pessoas e veículos; alta resistência ao gelo, podendo ser utilizado em locais muito Frios comofrigoríficos;
Maior durabilidade do brilho menos suscetível a manchas.


· Diferença entre porcelanato e cerâmica
A cerâmica tradicional é composta de uma mistura de argilas que passa pelos processos de prensagem e é queimada a até 1.150 °C (graus celsius). Depois da prensa, as placas são secas e podem receber esmalte (decoração).
Já o porcelanato tem materiais mais nobres como o feldspato,(rocha que não contém minério) e são queimados a temperaturas superiores a 1.200 °C.
· Existem dois tipos de Porcelanato no mercado, Porcelanato Técnico e Porcelanato Esmaltado.
- Técnico: É aquele que recebe a decoração e a cor na própria massa através de corantes, corantes micronizados, sais solúveis, entre outros;
Porcelanato Técnico = Absorção de água ≤ 0,10%
- Esmaltado: É uma massa únicaque recebe sua cor através da esmaltação e decoração. Desta forma, todo material que contenha esmalte na superfície terá PEI, definido pelo fabricante, em conformidade com as Normas Técnicas ABNT NBR 15.463.
Porcelanato Esmaltado = Absorção de água ≤ 0,50%

A diferença fundamental entre o revestimento cerâmico e o porcelanato está na tecnologia que existe por trás da manufatura destes produtos. Oporcelanato possui um processo tecnologicamente mais complicado e um resultado mais controlado do que a cerâmica comum. Ele é feito com uma mistura de porcelana e diversos minerais, passando por uma queima a mais de 1200 graus Celsius.

O resultado é mais homogêneo, muito denso, vitrificado e mais resistente do que as cerâmicas convencionais, além de ser menos poroso e, portando, ter um índicede absorção de água muito baixo. Sua durabilidade é realmente excelente por conta disto. Isso o torna adequado a locais com alto tráfego, como aeroportos, estações ou shopping centers. Mas isso quer dizer que o porcelanato é sempre melhor do que a cerâmica? Definitivamente, não.

O porcelanato é um material com tecnologia mais avançada e, em geral, possui maior resistência e durabilidade epermite rejuntes menos espessos. No entanto, as cerâmicas são muitas vezes mais charmosas e com um acabamento mais interessante do que o porcelanato. O resultado estético está além das qualidades técnicas do produto e depende do padrão da peça, do tamanho, dos rejuntes e de como o material se harmonizará no ambiente em que será aplicado.

Existem belíssimas cerâmicas artesanais, rústicas, e existemempresas especializadas em realizar estes produtos, que muitas vezes são bastante caros. Embora inferiores em relação as suas características de conservação, a própria cera, aplicada periodicamente, aumenta o charme deste revestimento.


· Cerâmicas
Para usar esse material em cozinhas ou em banheiros, por exemplo, é preciso Verificar o coeficiente de atrito (marcado na embalagem), que mede aresistência ao escorregamento. Quanto maior ele for, mais rugoso é o revestimento.
Em locais internos sujeitos ao contato com água, a norma brasileira recomenda coeficiente de atrito igual ou maior que 0,4. Em áreas externas molhadas com rampa, prefira cerâmicas com coeficiente de atrito superior a 0,8.
Para que cerâmicas ou porcelanatos sejam duráveis, a escolha tem de ser adequada às...
tracking img