Conceito de normalidade em psicopatologia

CONCEITO DE NORMALIDADE EM PSICOPATOLOGIA
O conceito de saúde e de normalidade é uma questão de grande controvérsia, sendo muito difícil até para a medicina a delimitação entre comportamentos eformas de sentir normais e patológicas. Esse conceito também implica a própria definição do que é saúde e doença mental. Apresentando desdobramentos em várias áreas da saúde mental. Como por exemplo, napsiquiatria legal ou forense, epidemiologia legal, psiquiatria cultural, planejamento em saúde mental e políticas de saúde, orientação e capacitação do profissional, prática clínica. Sendo o conceitode normalidade importante em todas essas áreas.
Critérios de normalidade
Existem vários critérios de normalidade e anormalidade, onde a adoção de um ou de outro depende de opções filosóficas,ideológicas e pragmáticas do profissional. Sendo os principais critérios usados em psicopatologia os seguintes:
1. Normalidade com ausência de doença: é a saúde com ausência de sintomas, de sinais ou dedoenças. Tal critério é bastante falho por define-se a normalidade não pelo que ela é, mas sim, por aquilo que ela não é, pelo que lhe falta.
2. Normalidade ideal: estabelece um norma ideal, o que ésupostamente sadio, dependendo de critérios socioculturais e ideológicos arbitrários. Um exemplo seria a adaptação de um indivíduo na sociedade aceitando suas normas e políticas.
3. Normalidadeestatística: identifica norma e frequência, é um conceito de normalidade que aplica fenômenos quantitativos (peso, idade, medida), com determinada população. E passa a ser normal aquilo que é observado commais frequência. Sendo que esse critério é muitas vezes falho pois nem tudo que é frequente é saudável.
4. Normalidade como bem-estar: define como saudável o bem-estar físico, mental e social, sendo umconceito a ser criticado, por ser muito vasto e mudar de indivíduo para indivíduo, o que pode ser bem-estar para um, pode não ser para outro.
5. Normalidade funcional: baseia-se em aspectos...
tracking img