Materiais refratarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 2
Refratários 2
Introdução 2
Características 2
Tipos de refratários 3
Quanto às estruturas 3
Quanto ao aspecto físico-morfológico 3
Quanto a sua natureza química 4
Processamento 6
Matéria prima 6
Processo de fabricação 6
Aplicações de refratários na engenharia 7
Conclusão 9
Referências 10

Introdução
O estudo sobre materiais é uma área crescentee sempre em desenvolvimento na engenharia visto que a necessidade de se aplicar os mesmos em diversas áreas é constante, criando também o desejo de novas características que possam atingir aplicações muito especificas o que faz com que essa área cresça bastante a cada momento. Esse material traz um estudo básico sobre vidros e refratários, visando introduzir alguns conceitos, demonstrarpropriedades, características, processamentos e aplicações deste material no mundo da engenharia e nas indústrias.
Refratários
Introdução
São materiais capazes de suportar altas temperaturas apresentando estabilidade em suas propriedades. Os refratários geralmente são materiais cerâmicos e tem como característica quase determinante um ponto de fusão a temperaturas acimas de 1580°. O estudo dos materiaisrefratários ganhou ênfase a pouco tempo pois, por serem usados em estruturas internas e externas, sempre foram considerados uma “indústria secundaria” e assim ignorados por grande parte das pessoas, porém, com a necessidade de aperfeiçoamento dos mesmos, hoje se tem uma boa evolução e boas pesquisas para melhoras de refratários.
Características
Algumas características devem ser comuns a todosos refratários e são elas: Resistencia a altas temperaturas, baixo coeficiente de dilatação térmica, alta resistência à compressão, resistência a impactos, saltos térmicos e resistência química. É interessante citar que os refratários suportam altas temperaturas sem perder suas características físicas e químicas. Com o avanço dos estudos dos materiais refratários e seu uso no interior de máquinasforam notadas outras propriedades que podem ser divididas em propriedades em temperatura ambiente e propriedades em operação nas estruturas térmicas. As propriedades na temperatura ambiente são: a composição química, a composição mineralógica e a microestrutura, o peso específico relativo, a densidade aparente, a porosidade, a resistência à compressão e à flexão, e a permeabilidade. Já aspropriedades em operação nas estruturas térmicas são: índice de refratariedade, resistência piroscópica, resistência à pressão térmica (termopressão), resistência à fluidez, variações lineares ou de volume, condutibilidade difusividade térmica, o calor específico e a capacidade térmica, a resistência às bruscas oscilações térmicas, a resistência à corrosão, e a resistividade elétrica. A analise de taispropriedades permite-se verificar se o produto é adequado ao uso a que se destina. O potencial de utilização de um refratário para um uso especifico depende das suas características mecânicas e seu grau de refratariedade. A variação de uma propriedade como melhoramento pode resultar numa desvantagem com respeito a outras características. Um material refratário de qualidade é obtido controlando anatureza química dos componentes, eliminando as impurezas presentes na maior parte das argilas, submetendo o material a uma operação mecânica e uma queima atentamente controlada
Tipos de refratários

Quanto às estruturas
Podemos dividir os materiais refratários quanto a sua estrutura em dois grupos:
* Tradicionais – Constituidos por grãos ligados por uma matriz cerâmica ou vítrea e queapresentam uma porosidade residual aberta entre 10 e 30%.
* Especiais sinterizados – São caracterizados por um alto gral de sinterização e porosidade quase nula.
Quanto ao aspecto físico-morfológico
Refratários pré-moldados
São produtos que apresentam diversas formas capazes de realizar, principalmente, revestimentos internos de fornos industriais e compreendem refratários tradicionais e não...
tracking img