Materiais condutores, semi condutores e isolantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE MECÂNICA

MATERIAIS CONDUTORES
MATERIAIS ISOLANTES
MATERIAIS SEMI-CONDUTORES

ALUNO: FÁBIO JOSÉ DE OLIVEIRA
TURMA: 321L
TURNO: NOITE.
PROFESSOR: RÔMULO.

MATERIAIS CONDUTORES:Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem facilmente  a passagem de cargas elétricas. O que caracteriza um material como condutor é a camada de valência dos átomos que constituemo material. Camada de valência é a última camada de distribuição dos átomos. Em razão da grande distância entre essa última camada e o núcleo, os elétrons ficam fracamente ligados com o núcleo,podendo, dessa forma, abandonar o átomo em virtude das forças que ocorrem no interior dos átomos. 
Esses elétrons que abandonam o átomo são chamados de “elétrons livres”. Os metais no geral são bonscondutores de eletricidade, pois eles possuem os elétrons livres. 
Os materiais que conduzem a energia, ou melhor, que permitem a passagem de cargas elétricas com facilidade, são chamados de condutores.Nos materiais condutores, os elétrons da última camada, também chamados de elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo; dessa forma, podem ser arrancados facilmente dele. O ferro é um bomexemplo de um material condutor: ele possui apenas dois elétrons na última camada, que podem ser arrancados com facilidade do núcleo, por isso dizemos que ele é um bom condutor.

Os materiais condutorestêm larga utilização no dia-a-dia. São utilizados por exemplo, nos fios condutores de eletricidade e na industria de eletroeletrônicos, entre muitas outra utilizações.

MATERIAIS ISOLANTES:

Osmateriais isolantes fazem o papel contrário dos condutores, eles são materiais nos quais não há facilidade de movimentação de cargas elétricas. São exemplos de materiais isolantes: isopor, borracha,vidro, e muitos outros. Esses materiais são assim caracterizados porque os elétrons da camada de valência estão fortemente ligados ao núcleo, não permitindo dessa forma que ocorra a fuga dos mesmos. Os...
tracking img