Materia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Redesenho de Cargos



O Redesenho de cargos, refere-se à mudança e enriquecimento de cargos para melhor aproveitar os talentos dos funcionários e, ao mesmo tempo,aprimorar o desempenho da empresa. O redesenho de cargos deve facilitar a realização dos objetivos da empresa e reconhecer as capacidades e necessidades daqueles que executamo trabalho. As principais técnicas utilizadas são: alargamento de tarefas, rodízio de cargos e empowerment.
O Alargamento de tarefas significa aumentar a quantidade detarefas que uma pessoa desempenha, diminuindo sua especialização. É a forma mais simples de reduzir as desvantagens da especialização excessiva. O alargamento refere-se apenasao aumento de atividades, sem afetar o poder de decisão do funcionário. Ou seja, é dar a oportunidade deste de realizar tarefas novas e diferentes, que lhe tragaconhecimento e este esteja sempre se reciclando.
O Rodízio de cargos consiste em fazer as pessoas trocarem de posição dentro de uma unidade de trabalho. Todos os funcionáriosdesempenham todas as atividades, o que possibilita reduzir o cansaço e o tédio, bem como aumentar as qualificações. A empresa pode optar em determinados períodos faze com que oscolaboradores do setor A conheçam a rotina e o trabalho do setor B e vice-versa, os envolvidos nesse esquema acabam por se tornarem polivalentes, e por conhecerem a rotinados outros, podem trazer idéias e melhorias.

O Empowerment é uma técnica que consiste em envolver os funcionários em seu trabalho por meio do processo de inclusão.Entretanto ela incentiva os funcionários a fazer inovações e gerenciar seu próprio trabalho e os envolve de modo que eles tenham mais controle e autonomia para tomar decisões.
tracking img