matematicafinaceira

578 palavras 3 páginas
A história da moeda esta diretamente ligada às primeiras formas de trocas de mercadorias sem equivalência de valor depois que surgiu a necessidade de obter um produto sem saber como e com isso eram feitas tais permutações com outros indivíduos caso tivesse o produto desejado e se houvesse um acordo. As mercado-rias utilizadas para escambo geralmente se apresentavam em estado natural, vari-ando conforme as condições de meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros. Nesta for-ma de troca, no entanto, ocorreram dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados. A moeda surgiu em diversas civili-zações, com diversas formas de representação do valor monetário: conchas, o sal, o ouro, a prata etc. E assim diversas transações, nomeações e operações comerci-ais.
Foi dada para mensurar o valor relativo que algum tipo de riqueza ou serviço possui, foi nesse contexto que os primeiros tipos de moeda foram estipulados, para manter um valor monetário. Na Grécia Antiga, o boi era usado como referencia de troca co-mercial, outra mercadoria comum era o sal.Em algumas outras culturas o que era mais utilizado era o metal, utilizado em primeiro momento ‘in natura’ ou sobre a for-ma de objetos de adorno como os anéis e braceletes pelo seu fácil acesso, apelo estético e as facilidades de mensuração e transporte fizeram dele um tipo de moeda entre os Romanos e Etíopes, que acabou sendodisseminado entre outras culturas, e com o passar do tempo ele acabou se tronando padrão para fins comerciais.
As primeiras ligas metálicas utilizadas na fabricação de moedas foi o ouro e a prata, o uso desses metais é justificado pelo seu difícil acesso, a beleza do seu brilho e sua durabilidade, ao longo do século, a requisição dejazidas de ouro e de prata para a fabricação de moedas acabou se tronando mais difícil, por isso o papel moeda acabou ganhando maior espaço no desenvolvimento das

Relacionados

  • GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
    3245 palavras | 13 páginas
  • Ciências contábeis
    3263 palavras | 14 páginas