Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A RIQUEZA DAS NAÇÕES

Adam Smith
Por Roberto Fendt

A divisão do trabalho

O maior aprimoramento das forças produtivas do trabalho e a maior parte da habilidade, destreza e bom senso com os quais o trabalho é em toda parte dirigido ou executado parecem ter sido resultados da divisão do trabalho.
Tomemos como exemplo a fabricação de alfinetes. Um operário não treinado paraessa atividade nem familiarizado com a utilização das máquinas ali empregadas dificilmente fabricaria um único alfinete por dia. Entretanto, da forma como essa atividade é hoje executada um operário desenrola o arame, um outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as pontas, um quinto afia as pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer uma cabeça de alfinete requerem-se duasou três operações diferentes; montar a cabeça é uma atividade diferente, e alvejar os alfinetes é outra; a própria embalagem dos alfinetes também constitui uma atividade independente. Assim, a importante atividade de fabricar um alfinete está dividida em aproximadamente 18 operações distintas. Uma pequena manufatura com apenas dez empregados consegue fabricar mais de 48 mil alfinetes por dia emvirtude de uma adequada divisão do trabalho e da combinação de suas diferentes operações. Se, porém, esses dez operários tivessem trabalhado independentemente um do outro, e sem que nenhum deles tivesse sido treinado para esse ramo de atividade, cada um deles não teria conseguido fabricar um único alfinete.
A divisão do trabalho multiplica as produções de todos os diversos ofícios e gera, emuma sociedade bem dirigida, a riqueza universal que se estende até às camadas mais baixas do povo. Cada trabalhador tem para vender uma grande quantidade do seu próprio trabalho, além daquela de que ele mesmo necessita. Fornece-lhes em abundância aquilo de que carecem, e estes, por sua vez, com a mesma abundância, lhe fornecem aquilo de que necessita; assim é que em todas as camadas da sociedadese difunde uma abundância geral de bens. (Livro I, Capítulo I)

O princípio que dá origem à divisão do trabalho

ESSA DIVISÃO DO TRABALHO, DA QUAL DERIVAM TANTAS VANTAGENS, NÃO É, EM SUA ORIGEM, O EFEITO DE UMA SABEDORIA HUMANA QUALQUER, QUE PREVERIA E VISARIA ESSA RIQUEZA GERAL À QUAL DÁ ORIGEM. ELA É A CONSEQÜÊNCIA NECESSÁRIA, EMBORA MUITO LENTA E GRADUAL, DE UMA CERTA TENDÊNCIA OUPROPENSÃO EXISTENTE NA NATUREZA HUMANA QUE NÃO TEM EM VISTA ESSA UTILIDADE EXTENSA: A PROPENSÃO A TROCAR UMA COISA PELA OUTRA.
O homem tem necessidade quase constante da ajuda dos semelhantes, e é inútil esperar essa ajuda simplesmente da benevolência alheia. Ele terá maior probabilidade de obter o que quer se conseguir interessar a seu favor a auto-estima dos outros, mostrando-lhes que évantajoso para eles fazer-lhe ou dar-lhe aquilo de que ele precisa. Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelo seu próprio interesse. Dirigimo-nos não à sua humanidade, mas à sua auto-estima, e nunca lhes falamos das nossas próprias necessidades, mas das vantagens que advirão para eles.
Assim como é pornegociação, por troca ou por compra que conseguimos uns dos outros a maior parte dos serviços recíprocos de que necessitamos, da mesma forma é essa mesma tendência a trocar que originariamente gera a divisão do trabalho. A diferença entre as personalidades mais diferentes, entre um filósofo e um carregador comum da rua, por exemplo, parece não provir tanto da natureza, mas antes do hábito, docostume, da educação ou formação. É a certeza de poder permutar toda a parte excedente da produção de seu próprio trabalho, que ultrapasse seu consumo pessoal, que estimula cada pessoa a dedicar-se a uma ocupação específica e a cultivar e aperfeiçoar todo e qualquer talento ou inclinação que possa ter por aquele tipo de ocupação ou negócio. (Livro I, Capítulo II)

A divisão do trabalho é limitada...
tracking img