Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10.1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
A evolução tecnológica que presenciamos há algumas décadas tem levado as empresas buscarem formas de conquistar posições confortáveis em seu mercado, de maneira que os conhecimentos se transformem de modo dinâmico, o que exige flexibilidade e interação entre pessoas.
Nesse sentido, é necessário os gestores identificarem que os recursos físicos já consideradosnão importantes, pois, eles são incapazes de criar e inovar.
Já que as pessoas não são propriedades da organização, pois, ao irem embora ao final do expediente, levam consigo tudo o que viveu e aprenderam, e ainda, que sejam finalmente reconhecidas como principal recurso da empresa, é preciso desenvolver capacidade organizacional para captar e disseminar o conhecimento individual dos funcionários, afim de proporcionar inovação ou melhoria de produtos e serviços, conseqüentemente, satisfazer as expectativas dos clientes.
Senge (2004) sugere que aprendizagem organizacional representa uma teoria que prioriza o pensamento sistêmico e os modelos mentais, de forma que seja muito mais que um modismo gerencial, mas uma nova visão administrativa.
Eles defende que a mudança organizacional parta damelhoria de processos, por meio da aprendizagem individual e coletiva dos funcionários, de forma que as pessoas tenham espaço para expandir continuadamente a capacidade de criar os resultados, que realmente criem pensamentos e abrangências. Assim, a aspiração coletiva fortalece-se, e as pessoas descobrem que a aprendizagem se constrói em conjunto.

10.2 CAPITAL INTELECTUAL
O desenvolvimento doconceito de capital intelectual iniciou-se na década de 1990, em razão da necessidade de propor maneira de gerir as organizações que dessem atenção a outros recursos organizacionais, que não os físicos.
Então, a teoria organizacional foi acrescentada uma abordagem que coloca o funcionário como principal recurso de organização. O conteúdo dessa proposta não despreza os demais recursos, apenaschama a atenção dos gestores para o fato de que, sem pessoas, as empresas não existem efetivamente.
Ao contrário da maioria das propostas de gestores organizacionais, o capital intelectual valoriza o conhecimento e a experiência dos trabalhadores, na forma de uma linguagem que facilita a visualização e a gestão dos ativos e nem de mensurar-e que exige capacidade de reconhecer a empresa como umconjunto de elementos importantes para seu sucesso.

10.2.2 ESTRUTURA DE CAPITAL INTECTUAL
Com o mercado cada vez mais exigente, as empresas vêm sentindo a necessidade de investir cada vez mais em recursos humanos, acrescentando em seu capital o conhecimento, originado através do investimento em capital humanos qualificado, agregando as empresas recursos financeiros, que a cada dia se tornam maisvalorizado. A dificuldade encontrada pela contabilidade tradicional é a sua devida contabilização, já que o Capital Intelectual é a mais nova “fonte de recursos” das empresas.
EO capital intelectual è dividido em duas partes: O Patrimônio Visível e os Ativos Intangíveis. O patrimônio visível é representado pelos ativos tangíveis, onde os valores são informados nos relatórios contábeis. Os ativosintangíveis são formados pela estrutura interna e competência individual.
Edvinsson e Malone resolveram propor uma nova estrutura de capital intelectual, dividindo em Capital Humano e Capital Estrutural. O capital humano é composto por todos os funcionários notáveis que a empresa deve ser capaz de desenvolver e de reter, mas o capital humano não é propriedade da empresa. O capital estrutural éformado por tudo aquilo que permite ao capital humano criar valor organizacional como: marcas, patentes, sistemas, equipamentos, procedimentos, relacionamento com cliente e fornecedores. Pois o capital estrutural ele sim é propriedade da empresa.

10.3 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Muitas empresas deparam-se com desafio de competir num mundo em que o conhecimento – e não apenas os recursos naturais e...
tracking img