Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professora: Carla Raquel Scarton
Licenciatura plena em Matemática, pela Unijui- Universidade Regional do Noroeste do Estado do rio Grande do Sul Unijui.
Pós graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Superior, pela Farol- Faculdade Rolim de Moura.
REFLEXÃO SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE URGEM NO CONTEXTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE MATEMÁTICA.

INTRODUÇÃO
A atualsociedade possui uma postura que está acompanhada do processo de globalização que mantêm relação com a aceleração do tempo, pois, atualmente tudo está em plena e rápida mudança. A idéia de mercado globalizado deixa bem claro que o profissional do presente é cidadão. Para que o ser humano seja cidadão é necessário saber que este não é um ser humano alienado, e que para não ser alienado é necessário sepreocupar com a educação no Brasil, com as metodologias de ensino, com a formação dos profissionais na área de matemática.
Não vão ser as metodologias de ensino a preparação do profissional de ensino superior que vão qualificar de forma integral o futuro profissional de matemática, este deve ter incentivo, direito a uma educação de qualidade desde os primeiros contatos com sua escola.Recentemente os professores de matemática começaram a se conscientizar de que seu papel de docente exige capacitação própria e especifica que não se restringe a ter um diploma de licenciatura ou mesmo doutor, ou apenas o exercício de uma profissão, (CORREA, 2001). Exige isso tudo e competência pedagógica, pois ele é um educador.

PRÁTCA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Cada professor possui umestilo, que sempre será distinto. Não existem receitas prontas nem soluções específicas, porque ser professor de matemática envolve conflitos de valores, é um processo que se desenvolve ao longo de sua prática laboral.
Ao iniciar a prática profissional é que se verificam dificuldades, tais como: atrair o interesse dos alunos pelas aulas de matemática.
O professor deve de fato saber ensinar e usarestratégias de ensino na matemática: “(...) modos de apresentar e de abordar a matéria que sejam compreensíveis para o outro (...)” (MERCEDES, 2003, p. 55).
Para que o conteúdo seja compreensível, a teoria e a prática devem andar juntas, fazendo-se necessário a reflexão e a investigação sobre a própria prática docente, ou seja, é necessária uma constante análise de sua práxis.
É tambémnecessário buscar o aperfeiçoamento constante, enquanto se desenvolvem atividades em sala de aula. O professor de matemática deve perceber seu estado de `` inacabado ´´ ( FREIRRE, 1996 ), ou seja , que deve reconhecer a necessidade de estar sempre em busca de novos saberes.
O verdadeiro professor de matemática é aquele que além de saber muito o conteúdo, ele deve conter na sua essência acapacidade de saber ensinar matemática, de saber trabalhar em grupo, de ser criativo, e jamais ser egoísta. Tem que assumir o seu papel profissional não negligenciando sua atividade. O professor de matemática do presente deve transmitir informações, instruir, mediar, ensinar, aprender, avaliar, educar e educar pela pesquisa. Educar pela pesquisa  é fazer com que o aluno  aprenda a trabalhar pelo métodode pesquisa com a finalidade de exercitar, de construir sempre melhorias e sempre superar barreiras e dificuldades.
As carreiras profissionais estão se revisando com base nas novas exigências que lhe são feitas, em razão de toda essa mudança que vivemos atualmente: formação continuada dos profissionais, bem como novas capacitações, por exemplo, adaptabilidade ao novo, criatividade, autonomia,comunicação, iniciativa, cooperação. (MASETTO, 2003, p. 14).
Existem formas de conhecimentos, que são necessárias à formação do professor de matemática: conteúdo pedagógico e curricular.
O conhecimento do conteúdo específico é próprio da área do conhecimento do professor de matemática.
O professor deve buscar meios de “transformar” o conteúdo matemático através de formas...
tracking img