Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo conhecer um pouco mais sobre Vygotsky e seu pensamento que tanto contribuiu para os estudos em psicologia, principalmente no que se refere ao desenvolvimento da mente humana.
Não se pode deixar de citar aqui o conceito de Vygotsky (1994) sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal que enfatiza que a criança atinge um nível mais avançado quando recebeauxílio ao resolver situações de seu cotidiano, melhorando sua atuação caso não obtivesse esse direcionamento em seu processo de aprendizagem.
Vygotsky enfatiza a importância que o desenvolvimento cognitivo tem em relação ao relacionamento da criança com outras pessoas. É nessa relação que ela se desenvolve de forma a se tornar uma pessoa mais consciente e desenvolta.
O mesmo ainda salienta que"a adaptação da criança é bastante mais ativa e menos determinista", ou seja, o estudioso deu maior ênfase à cultura do que à herança biológica para o desenvolvimento cognitivo.
Segundo Vygotsky a diferença que existe entre o desenvolvimento atual da criança e o que apresenta após a intervenção do outro é visível, pois assim, ela demonstra que o que pode realizar com o auxílio do outro jamaisiria realizar por si só, ou até mesmo poderia realizar, mas com um tempo muito maior e com algumas falhas que poderiam prejudicar esse seu desenvolvimento.
Este trabalho apresenta uma biografia de Vygotsky e a importância de seus estudos para a Psicologia, principalmente no que se refere à Educação.




BIOGRAFIA









Lev Semenovitch Vygotsky (em russo Лев Семёнович Выготский,transliteração: Lev Semënovič Vygotskij, sendo o sobrenome também transliterado como Vigotski, Vygotski ouVigotsky) (Orsha, 17 de Novembro de 1896, — Moscou, 11 de Junho de 1934), foi um psicólogobielo-russo.
Pensador importante em sua área foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Veio a ser descobertopelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, portuberculose, aos 37 anos. Filho de uma próspera família judia formou-se em Direito pela Universidade de Moscovo em 1918. Durante o seu período acadêmico estudou simultaneamente Literatura e História na Universidade Popular de Shanyavskii.
No ano de seu bacharelado em Direito (1918), retornou para Gomel, ondehavia anteriormente lecionado. Seis anos mais tarde,em 1924, aos 28 anos de idade, desposou Rosa Smekhova, com quem teve duas filhas. Ainda em Gomel, ministrou um curso de Psicologia no "Instituto de Treinamento de Professores" onde implantou um laboratório de Psicologia. No mesmo período fundou uma editora e publicou uma revista literária.
Apesar de sua formação em Direito, destacou-se à época porsuas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de Arte, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro "Psicologia da Arte", escrito entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre Psicologia da Arte, que defendeu em 1925. O seu interesse pela Psicologia levou-o a uma leitura crítica de toda produção teórica de sua época,nomeadamente as teorias da "Gestalt", da Psicanálise e o "Behaviorismo", além das ideias do educador suíço Jean Piaget. As obras desses autores são citadas e comentadas em seus diversos trabalhos, tendo escrito prefácios para algumas das suas traduções ao idioma russo.
Tendo vivido a Revolução Russa de 1917, bem como estudado as obras de Karl Marx e Friedrich Engels, a partir das proposições teóricas domaterialismo histórico propôs a reorganização da Psicologia, antevendo a tendência de unificação das Ciências Humanas no que denominou como "psicologia cultural-histórica".
Entre os seus trabalhos de campo incluem-se visitas às populações camponesas isoladas de seu país, fazendo testes neuropsicológicos entre as aldeias nômades do Uzbequistão e do Quirguistão (Ásia Central), antes e depois do...
tracking img