Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos:
Este tutorial trará uma série de tópicos sobre matemática básica de nível primário e secundário e que são pontos fundamentais em concursos públicos realizados e até mesmo podem servir como fonte de consultas e recursos. Nestas séries serão abordados assuntos tais como: Descontos, Juros Simples, Porcentagem, Regra de Sociedade, Regra de três Composta, Regra de três Simples, GrandezasInversamente Proporcionais, Números e Proporções, Sistema Legal de Medidas, Números Inteiros, Noções de Funções de primeiro e segundo grau, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá definições e terá também auxílio de exemplos práticos para melhor compreensão.
Conhecimentos Básicos de Matemática
O que éMatemática?
Podemos dizer que é difícil definir em poucas palavras o que é matemática, e toda definição não conseguirá expressar o grande complexo que é o significado da matemática; porém podemos tentar dar uma noção: A principio a palavra matemática deriva da palavra grega "matemathike" que significa "ensinamentos". A matemática é uma ciência formal (suas evidências e definições sãoindependentes das outras ciências) que se baseia em: teoremas, e etc, para chegar a conclusões teóricas e práticas. Ela também pode ser vista como um sistema formal de pensamento para reconhecer, classificar e explorar padrões. A matemática como uma expressão da mente humana, ativa os reflexos, o expressar da razão e o grande desejo pela perfeição em números, pois 2+2 = 4 e não = 5. É também chamada pormuitos estudiosos de linguagem universal ( a matemática é uma linguagem porque é formada por signos representativos e linguísticos que passam idéias e significados). Pode ser dividida em matemática aplicada com seus elementos básicos e a matemática pura.
Para que serve a matemática?
É o método mais eficiente de racionalizar a natureza e seus complexos de sentidos. Em razão da matemática, conseguimosdesvendar e resolver um número bem extenso de problemas de diversas áreas da Ciência. Vamos a alguns exemplos:
Qual a curva que liga dois pontos fixos?
Qual o caminho que a luz faz ao refletir numa superfície qualquer?
Por que quando apertamos os pólos de um ovo não conseguimos quebrá-los?
Quanto é 2+2? Isto mesmo sem a matemática, nem esta simples operação você conseguiria resolver comtamanha facilidade.
É realmente interessante a Ciência Matemática e seus poderes de resoluções..
Qual a importância da matemática na sociedade ?
Estamos cientes que, a parte mais simples e conhecida da matemática é a aritmética (operações com números). Imagine só se os números simplesmente não existissem em nosso mundo. Como seríamos? Como poderíamos receber nosso salário? Ou mesmo fazer um simplescálculo de idade. Um pouco complicado, não ? Temos que admitir que estamos cercados por números! A qualquer lugar que você vá aparecerá a necessidade de quantificação, em outras palavras : números. Esta é talvez a principal teoria da matemática, mas não é a única, pois existem muitas outras as quais são também aplicáveis à sociedade.
Agora que estamos cientes da importância da matemática nodia-a-dia das pessoas, na sociedade e vendo-a como um auxílio a soluções de problemas diversos nas Ciências, vamos ao estudo de alguns temas básicos.
Conjunto dos Números
Números Inteiros
O conjunto de números inteiros representados pela letra “Z”, é o conjunto dos números inteiros naturais acrescentados dos seus respectivos números opostos negativos. Podemos dizer que os números inteiros expressam emsua definição sentido de quantidade (os números inteiros positivos) e a “falta” de quantidade (os números inteiros negativos).
Assim os números inteiros são exemplos:
Z = {-10,-9,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10}
-3 -2 -1 0 1 2 3
_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____
Temos ainda derivado dos números inteiros “Z”, o conjunto dos números inteiros sem o elemento “ 0”....
tracking img