Direito hebraico na antiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História Geral do direito.

O direito hebraico na antiguidade

1. Breve cronologia:
Para estudar os hebreus vamos utilizar uma fonte escrita, a bíblia, a igreja católica vai ser um fonte religiosa, assim como velho testamento, a tora, que são os cinco primeiros livros da bíblia, a bíblia tem utilização histórica, então percebemos que existe uma narrativa historia, uma preocupação, em contaruma historia de um determinado povo que viveu em uma determinada época.
Os hebreus acreditam em um único deus. O diferencial dos hebreus é que não cometem injustiça, pois diante do juiz é melhor inocentar do que acusar sem ter provas. E possuem semelhanças como o tempo, relativas ao casamento.
+- 2000_1800 a.c.: UR p/ Palestina
É o momento onde as sociedade estão em processo de estabilização.Nessa época se passa a historia de Abraão contada na bíblia, os hebreus constituem um grupo na mesoptamia e abraao recebe uma ação divina para levar aquele povo escolhido para uma cidade que terá fartura, que seria a Palestina, de UR para Palestina
+- 1400 a.c: Palestina para o Egito. Escravidão
Por conta de uma situação desfavorável, quando o povo que esta em processo de estabilização procuramoutro lugar para viverem pois na Palestina não possuía mais condições de subsistência, então os hebreus procuram o Egito para sobreviverem. Inicialmente chegam e não são escravizados, eles se estabelecem (na bíblia conta a a historia de josé), então os hebreus começam a propagar a ideia do monoteísmo que cultiva um único deus, indo a ideia de encontro ao farao, pois o deus no egito era o farao,então a ideia começa a incomodar o poder político, então os hebreus começam a ser escravizados.
+- 1200 a.c.: Egito para Palestina. Êxodo. Moisés. Decálogo.
(bíblia narra a historia de moises) O momento em que moises foi destinado a levar o povo hebreu de volta para Palestina , é chamado êxodo. O deus “eleito” pelos hebreus, cria os princípios do direito hebraico, a base de princípios e moral,então moises recebe os dez mandamentos que representam a base moral.
+- 590 a.c.: Invasão da Palestina pelos mesopotâmicos. Exílio.
Nesse momento os hebreus se estabeleceram na Palestina. A Palestina é invadida pelos mesopotâmios, trazendo como consequência mais uma escravidão. O que acontece é que os mesopotâmios levam os reis e monarcas como escravos para a babilônia, os lideres hebreus setornaram escravos na mesopotamia. Nesse momento o grupo de mestres, de rabinos começam a interpretar a torá. Então para gravar as leis eles começam a estudar, criando um corpo de estudo.
+- 520 a.c.: Retorno à Palestina
Quando os mestres voltam a palestina, eles são libertados e retornam a Palestina.
+- 70 a.c.: Dominação da Palestina pelo império Romano. Expulsão dos hebreus. Diáspora.
Osromanos nesse períodos são conquistadores, praticamente todo o ocidente era romano, todos aqueles que não são considerados romanos, não são civilizados, e os romanos os chamavam de bárbaros.
Os romanos dominam a Palestina, destorem os locais de culto, os templos, então os hebreus são expulsos da Palestina, que não se curvarem aos romanos. Então acontece a diáspora, que é a dispersão. Os hebreusescolherem a Palestina para estar, porem estão sempre indo e voltando para a Palestina, muitas vezes não por vontade própria, então quando os hebreus são expulsos da palestina eles passam a viver em outros lugares, em diversos lugares, então eles ao se dividirem tentam manter as suas tradições, é uma povo sem território, então tentam manter a sua cultura, os hebreu nessa época já podem ser chamadosde judeus.

- > 1948 : criação do Estado de Israel (ONU)
No estado de Israel são feitos pelos judeus.
2 . Geografia: importância estratégica.
3 . Características do Direito:
A ) Religioso: monoteísmo.
B ) Influenciou o Direito Canônico e Muçulmano
C ) Fontes históricas: Torá (Pentateuco). Talmude (Estudo)
Torá era a lei escrito e não mutável, por ser aquela enviada por Deus.
Talmude...
tracking img