Matematica finaceira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Matemática Financeira é um dos conteúdos que mais gosto de lecionar, pois são cálculos de acordo com a realidade de todos. Muitas vezes não nos damos conta de como são importantes para o nosso conhecimento, não só do administrador, mas do cidadão. Os bancos cobram juros compostos, as financiadoras de habitação, veículos, enfim, utilizam-se tabelas financeiras.
Vamos recordar um conceito básicoda Matemática Financeira:
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo, simplificando as operações financeiras por meio de procedimentos. Vamos rever alguns conceitos básicos:
Capital: O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Podemos observar nos livros diversas interpretaçõespara o capital, pois é também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em língua inglesa, usa-se Present Value, indicado nas calculadoras financeiras pela tecla PV.
Juros: Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva, como empréstimos, financiamentos, descontos, etc. Os juros podem ser capitalizados segundo os regimes: simplesou compostos, ou até mesmo, com algumas condições mistas.
Veja este problema abaixo e tente resolver o desafio.
DESAFIO:
Um comerciante deseja realizar uma grande liquidação, anunciando 50% de desconto em todos os produtos. Para evitar prejuízos, o comerciante remarca os produtos antes da liquidação.
De que porcentagem devem ser aumentados todos os produtos, para que, depois do desconto, ocomerciante receba o valor inicial das mercadorias?
Se você pensou que é 100%, acertou!
|Trocando idéias |


Antes de fazer compras a prazo, tenha alguns cuidados, pois os juros são muito altos. Siga essas orientações:
1. Pesquise as taxas de juros cobradas pelo estabelecimentocomercial ao vender seus produtos.
2. Verifique se sua renda mensal ou familiar é suficiente para efetuar os pagamentos e prestações dos juros.
|Assim, você espanta as tempestades! |


Vamos conversar sobre rendas, você já ouviu falar?
Rendas:
Conceitos  
Renda é uma sucessão de capitaisdisponíveis em épocas diferentes, destinados a formar um capital ou pagar uma dívida denominada renda. A estes capitais damos o nome de termos ou anuidades e eles podem ser iguais ou não. Se forem iguais às Rendas, serão denominadas de Termos Constantes ou simplesmente Rendas Constantes; se forem variáveis, teremos as chamadas Rendas Variáveis.
O intervalo de tempo que decorre entre os vencimentos de doistermos consecutivos recebe o nome de período da renda e é sempre o mesmo. A renda pode ser classificada segundo três critérios: constância ou variabilidade de seus termos, número de termos e data de vencimento do seu primeiro termo.
 
[pic]As rendas podem ser de dois tipos:
a) Rendas certas ou anuidades:
Quando o número de termos, seus vencimentos e seus respectivos valores podem serprefixados.
Um exemplo básico é a compra de bens a prazo. Quando compramos um eletrodoméstico, já sabemos o quanto pagaremos em cada parcela.
b) Rendas aleatórias:
Quando pelo menos um dos seus elementos não pode ser previamente determinado.
Quem já não fez ou pensou em fazer um seguro de vida. Você sabe até quando pagará? Imagino que não, afinal não sabemos quando morreremos, por isso o número determos é indeterminado).
Quer algumas dicas para ter uma vida melhor?
Pratique esportes!      Respeite o trânsito!       Seja Alegre!
Quanto à classificação segundo a data de vencimento do primeiro termo, temos três situações:
Rendas imediatas:
É o tipo mais comum. Quando o primeiro termo vencer imediatamente no fim do primeiro período a contar da época atual, ou seja, época de contrato,...
tracking img