Matematica aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise das profissões
Profissão é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional. Algumas atividades requeremestudos extensivos e a masterização de um dado conhecimento, tais como advocacia, biomedicina ou engenharia, por exemplo. Outras dependem de habilidades práticas erequerem apenas formação básica (ensino fundamental ou médio), como as profissões de faxineiro, ajudante, jardineiro.
Algumas precisam de uma licença especial. Porexemplo, um engenheiro só pode ser responsável por uma obra se tiver o registro no Conselho Regional de Engenharia. Um motorista só estará apto a desenvolver suaprofissão caso esteja habilitado pelo DETRAN na modalidade de veículo correspondente.
No Brasil, o salário mínimo que se pode receber por uma profissão é de R$ 622,00para maiores de 18 anos. Porém, para menores de 18 e maiores de 14 anos, a lei prevê somente meio salário mínimo (R$ 311,00), trabalhando apenas meio turno, naqualidade de aprendiz. Menores de 14 anos, legalmente podem exercer a profissão de estudante. Porém há quem viole a lei explorando o trabalho infantil, o que desencadeianuma multa recisória ou prisão de 0 a 15 anos.
O mercado de trabalho vem se expandindo cada dia mais. De acordo com pesquisas, o número de novos postos de trabalhoaumentará em 36% até Abril. Com o desenvolvimento da tecnologia, mais áreas foram surgindo também, fazendo com que novos campos fossem abertos.
Especialistas domercado dizem que em 2012 os setores relacionados com o desenvolvimento do país como energia, tecnologia, infraestrutura e telecomunicações são mais promissores.
tracking img