Matconstr

2270 palavras 10 páginas
Relatório de Blocos

Cerâmicos
Laboratório de Materiais de
Construção Civil

Brasília, 27 de março de 2015

[Digite aqui]

1. Objetivos
Este ensaio visa a compreensão e a inspeção, geral e por ensaios, de blocos cerâmicos, para que, ao final do estudo , haja a aceitação ou rejeição desse lote de blocos, conforme as normas da ABNT NBR 15270-1/05 e NBR 15270-3/05.

2. Fundamentos Teóricos
No contexto em que vivemos, o material cerâmico é um elemento fundamental para as construções de prédios, casas, aeroportos e demais construções civis. Tal material possui fins utilitários (blocos cerâmicos, telhas, azulejos , pastilhas), fins estruturais (blocos cerâmicos portantes) ou fins estéticos (vasos e esculturas).
Entende-se o material cerâmico como toda pedra artificial resultada pela moldagem, secagem e queima da argila ou misturas com essa. A fabricação desse material é separada em algumas etapas:
1. Preparação da massa : Processo no qual há a extração das argilas, que irão ficar armazenadas em camadas para “descanso”. Isso contribui para o processo de sazonamento, no qual expõe a argila ao intemperismo para que ocorram algumas mudanças em suas características, tais como a lixiviação de sais solúveis e o aumento da plasticidade e resistência às tensões de secagem. Após isso, é feita a mistura e dosagem da quantidade de material.
2. Moldagem da argila : Tal processo pode ser feito pela prensagem, onde há a adição de pouca água (moldagem a seco ou semi-seco), e a mistura é colocada em formas com as dimensões finais do produto. Esse método deixa o material menos poroso, com mais resistência mecânica. O outro processo é feito por extrusão, em que a moldagem é feita com uma pasta plástica consistente. Tal processo produz blocos vazados, telhas e tubos cerâmicos.
3. Secagem : Pode ser feita naturalmente, em locais protegidos de chuva, ou artificialmente, em estufas ou câmaras de alvenarias. A vantagem do primeiro método é o custo, visto que o processo é natural. Já a vantagem

Relacionados

  • Manual concar
    55451 palavras | 222 páginas