Matarassoo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Composição dos Gases Que Formam a Atmosfera

A composição de gases que envolvem a Terra tornou possível a existência de toda espécie de vida, principalmente devido á ação do vapor de água, do gás carbônico e do ozônio, que formam uma fina camada, cujo papel é manter o equilíbrio térmico do planeta. A atmosfera terrestre é composta pelas seguintes substâncias em ordem decrescente de abundância(os valores se referem a troposfera e estratosfera, ou seja, do nível do mar cerca de 50 km de altitude):

- Nitrogênio - 78,09 %
- Oxigênio - 20,95 %
- Argônio - 2,8 %
- Água - 0,93 %
- Gás Carbônico - 0,03 %
- Ozônio - 0,000004 %

Aplicações dos gases
Aplicações do Nitrogênio – O nitrogênio gasoso, que é captado da atmosfera no mesmo processo que o gás oxigênio, tem uma larga aplicaçãonas indústrias química, alimentar, elétrica e metalúrgica. O N2 é usado em grandes quantidades na forma líquida, uma vez que sua forma gasosa é usada como atmosfera inerte. Ele pode ser obtido a partir do azoteto de sódio, NaN N3, a cerca de 300o C:

|

Esta reação é uma decomposição térmica usada para inflar os dispositivos de segurança em veículos (air-bags).
O transporte de alimentosutiliza o nitrogênio líquido em sistemas de refrigeração e de congelamento, pois este processo ajuda a manter a boa qualidade dos alimentos. Na medicina, utiliza-se nitrogênio líquido para preservar sangue, medula óssea, tecidos, órgãos e sêmen.

Aplicações do Oxigênio - O oxigênio utiliza-se principalmente nas indústrias metalomecânicas como comburente de maçaricos para soldagem e corte demateriais de ferro e aço; utiliza-se também na produção de gás de síntese, quer por oxidação do gás natural quer por redução do vapor de água pelo carbono. Utiliza-se ainda na produção de uma grande variedade de substâncias de interesse industrial, como o acetileno, a acroleína, o peróxido de hidrogênio (água oxigenada), o cloro (por oxidação do HCl), o óxido de etileno, o anidrido ftálico, o ozono,etc.

Aplicações do Argônio - Este gás tem uma vasta utilização no que diz respeito à conservação de materiais oxidáveis, isto se explica pela propriedade inerte deste gás nobre. Veja onde pode ser empregado:

- Devido a sua pouca reatividade, o Argônio é aplicado em peças de museus para uma melhor conservação das relíquias. 

- É aplicado em lâmpadas incandescentes para evitar a corrosão dofilamento de tungstênio presente neste tipo de lâmpada. 
- É considerado protetor para soldas, pois evita oxidação, protegendo-as das substâncias ativas do ar. Esta é a chamada soldagem especial com atmosfera protetora.

Aplicações da água - A água é utilizada para gerar energia, mover máquinas, resfriar peças, fabricar bebidas e alimentos. Pode ser também utilizada para a limpeza de logradourospúblicos, irrigação de parques e jardins, prevenção de incêndios, recreação etc.

Aplicações do gás carbônico - Carbonatação de bebidas, congelamento/resfriamento de alimentos, atmosferas controladas de alimentos, neutralização de água/efluentes alcalinos, produção de produtos químicos (carbonatos e bicarbonatos), neutralização de tecidos mercerizados, neutralização de couros, neutralização deminérios em hidrometalurgia, controle de PH na fabricação de papel e celulose, fabricação de espumas, etc.

Aplicações do Ozônio - O ozônio é um gás que atua desde a saúde preventiva até nos tratamentos de doenças, técnica denominada ozonioterapia.
No caso preventivo considera-se: o saneamento básico (tratamento de água, efluentes e desinfecção de ambientes), a aplicação em processos detratamentos de alimentos (evitando a formação de subprodutos tóxicos), e em processo de armazenamento de alimentos (promovendo desinfecção sem efeitos residuais tóxicos).
O ozônio devido a seu alto poder oxidante atua como um poderoso germicida e também contribui na eliminado odores, cores, alem do que não produz subprodutos tóxicos. Tem potencial para degradação de agrotóxicos.

Comparação dos gases...
tracking img