Matarassoo

1643 palavras 7 páginas
Composição dos Gases Que Formam a Atmosfera

A composição de gases que envolvem a Terra tornou possível a existência de toda espécie de vida, principalmente devido á ação do vapor de água, do gás carbônico e do ozônio, que formam uma fina camada, cujo papel é manter o equilíbrio térmico do planeta. A atmosfera terrestre é composta pelas seguintes substâncias em ordem decrescente de abundância (os valores se referem a troposfera e estratosfera, ou seja, do nível do mar cerca de 50 km de altitude):

- Nitrogênio - 78,09 %
- Oxigênio - 20,95 %
- Argônio - 2,8 %
- Água - 0,93 %
- Gás Carbônico - 0,03 %
- Ozônio - 0,000004 %

Aplicações dos gases
Aplicações do Nitrogênio – O nitrogênio gasoso, que é captado da atmosfera no mesmo processo que o gás oxigênio, tem uma larga aplicação nas indústrias química, alimentar, elétrica e metalúrgica. O N2 é usado em grandes quantidades na forma líquida, uma vez que sua forma gasosa é usada como atmosfera inerte. Ele pode ser obtido a partir do azoteto de sódio, NaN N3, a cerca de 300o C:

|

Esta reação é uma decomposição térmica usada para inflar os dispositivos de segurança em veículos (air-bags).
O transporte de alimentos utiliza o nitrogênio líquido em sistemas de refrigeração e de congelamento, pois este processo ajuda a manter a boa qualidade dos alimentos. Na medicina, utiliza-se nitrogênio líquido para preservar sangue, medula óssea, tecidos, órgãos e sêmen.

Aplicações do Oxigênio - O oxigênio utiliza-se principalmente nas indústrias metalomecânicas como comburente de maçaricos para soldagem e corte de materiais de ferro e aço; utiliza-se também na produção de gás de síntese, quer por oxidação do gás natural quer por redução do vapor de água pelo carbono. Utiliza-se ainda na produção de uma grande variedade de substâncias de interesse industrial, como o acetileno, a acroleína, o peróxido de hidrogênio (água oxigenada), o cloro (por oxidação do HCl), o óxido de etileno, o anidrido ftálico, o ozono,

Relacionados