Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURIINSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIACURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA |

REAÇÕES QUIMICAS: TRANSFORMAÇÕES DA MATERIA OBTIDAS POR AQUECIMENTO

Alunos:



Disciplina: Química Tecnológica I Turma:


1. INTRODUÇÃO
Lavoisier considerado o criador da química moderna relata que “Na natureza nada secria, nada se perde, tudo se transforma”. Sua lei também conhecida como lei das conservações das massas é descrita quais massas dos reagentes, tanto em reações químicas quanto em reações físicas, são iguais as dos produtos obtidos.
Reação ou transformação significa modificação, mudança, alteração da matéria, sendo existentes dois tipos, a química e a física. Enquanto na transformação física aidentidade química da matéria envolvida é preservada, na transformação química a identidade é completamente alterada. Existem vários critérios para classificar reações químicas, um deles relaciona o numero de substancias que reagem (reagentes) e o numero de substancias produzidas (produtos). Exemplos dessas são:
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substancias originam um únicoproduto.
A + B → C
Reação de análise ou decomposição: nessa reação uma única substancia geram um ou mais produtos
A → B + C
Reação de simples troca ou deslocamento: ocorre quando uma substancia simples reage com uma composta originando novas substancias: uma simples e outra composta
A + XY → AY + X
Reação dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substanciascompostas reagirem dando origem a novas substancias compostas recebem esta denominação.
AB + XY → AY + XB
As transformações químicas podem ser classificadas também em exotérmica (quando há liberação de calor) e endotérmica (quando há absorção de calor). Uma reação é dita endotérmica quando a energia de quebra das moléculas é maior que a energia liberada pela formação das moléculas do produto edita exotérmica quando ocorre o contrario.
São exemplos típicos de reações físicas:
De solido para liquido: fusão.
De liquido para gasoso: vaporização ou ebulição.
De gasoso para liquido: condensação ou liquefação.
De liquido para solido: solidificação.
De solido para gasoso: sublimação.
De gasoso para solido: sublimação.
Pode-se dizer que a tentativa de entender, explicar e controlar asreações químicas são o principal objetivo da química e, bem antes da existência desta, o homem tentava entender essas transformações. [5]
2. OBJETIVO
Objetivou-se com a presente prática estudar as transformações físicas e químicas da matéria por meio de reações por aquecimento.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 Materiais e Reagentes
* Sulfato de cobre (II)
* Dicromato de amônia
*Cloreto de sódio
* Nitrato de chumbo
* Nitrato de potássio
* Iodo
* Tiras de magnésio metálico
* Pinças de madeira
* Espátulas
* Água destilada
* Bico de Bunsen
* Álcool etílico
* Clorofórmio
* Tubos de ensaio
* Cacos de porcelana
* Solução de HCl 1 mol/L
* Amônia 1 mol/L
* Fibras de aço
* Carbonato de cálcio
3.2 Métodos
Parte 1.Transformação via aquecimento de substâncias sólidas.
Pegou-se uma pequena porção de sulfato de cobre (II) com uma espátula e depositou-se em um tubo de ensaio. Com auxílio de uma pinça de madeira aqueceu-se a parte inferior do tubo com o bico de Bunsen e observou-se o ocorrido com o sal.
Repetiu-se o mesmo procedimento para todos os compostos sólidos: Nitrato de potássio, dicromato de amônia,nitrato de chumbo, cloreto de sódio e carbonato de cálcio.
Com a ajuda de uma pinça de metal aqueceu-se uma lâmina de magnésio diretamente na chama de um bico de Bunsen, e observou-se o ocorrido.
Parte 2. Transformação via aquecimento de substâncias líquidas
Em um tubo de ensaio colocou-se cerca de 1 ml de água, em seguida aqueceu-se diretamente no bico de Bunsen e observando o ocorrido....
tracking img