Massagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto







MASSAGEM














Professora: Solange da Silva Abreu
Email: solangepolycarpo1963@gmail.com
Cel (021) 9738.5408










HISTÓRIA E EVOLUÇÃO:

Durante milhares de anos, alguma forma de massagem, ou de superposição das mãos tem sido utilizada com oobjetivo de melhorar e aliviar os enfermos. Para os antigos médicos gregos e romanos, a massagem era um dos principais meios de aliviar a dor. No início do século V a.C., Hipócrates – o “pai da medicina” – escreveu:
“O médico deve ter experiência em muitas coisas, mas certamente deve ter habilidade na fricção... Porque a fricção pode unir que está com demasiada folga e afrouxa uma junta que estádemasiadamente rígida”.
Plínio, o famoso naturalista romano, era regularmente submetido a fricções para aliviar sua asma; o Júlio César, que sofria de epilepsia, tinha seu corpo todo submetido a beliscões para aliviar sua neuralgia e suas dores de cabeça. Depois da queda de Romano século V d.C. houve pouco progresso, no âmbito de terapias; assim, coube aos árabes estudos e desenvolvimento dosensinamentos do mundo clássico. Avicena, o filósofo e médico árabe que viveu no século XI, observou, em sua obra Cânone, que o objetivo da massagem era “a disposição das matérias estéreis ou esgotadas que se encontraram no músculo,e não expelidas pelo exercício”.
Durante a idade média, na Europa pouco se falou da massagem. Mas essa arte foi revivida no século XVI, principalmente em decorrência da obra deAmbroise Pare, artrocirugião da época, que foi considerado “o pai da massagem”. Depois do século XIX, um sueco, de nome Per Henrik Ling, desenvolveu o que atualmente é conhecido como massagem sueca (massagem clássica), sintetizando seu sistema com base em seu conhecimento da ginástica e da fisiologia, e também das técnicas chinesa e egípcia, grega e romana. Em 1813 foi fundada em Estocolmo aprimeira escola de oferecia massagem como parte do currículo, e desde se alastraram por todo o continente europeu os institutos e as estações de banho que incluíam a massagem em seus programas. Este tipo de terapia foi continuamente praticado em clínicas especializadas e spa`s , durante o século XX, mas era considerado um luxo disponível apenas para os ricos; não foi acatado como procedimentoterapêutico, até o ressurgimento gradual da massoterapia, nos últimos 30 a 40 anos. Junto com a massoterapia, o termo trabalho corporal ou reeducação corporal passou a ser de uso comum. Ele surgiu de duas fontes principais: primeiro, o psiquiatra Wilhelm Reich. Seu trabalho teve prosseguimento com Alessander Lowen, no sistema denominado bio-energítica. Posteriormente, Ida Rolf, desenvolveu um sistema quedenominou integração estrutural, mas que acabou sendo chamado de Rolfing, em sua homenagem. A abordagem de Rolf enfatiza e estruturação da face. Nos últimos séculos, duas outras abordagens, também contribuíram significativamente: a osteopatia e a manipulação dos tecidos moles Muitas prática osteopática (manipulação das articulações e tecidos moles) foram incorporadas na massoterapia clínica.Recentemente, foi explorado o fenômeno da dor referida dos pontos-gatilhos. Hoje, dentre os recursos terapêuticos mais utilizados na área da estética, a massagem se destaca pela grande variedade de técnicas, além de sua ampla aplicabilidade. O valor terapêutico da massagem foi novamente reconhecido, e essa arte continua a florescer em todo o mundo ocidental, tanto entre profissionais. No Oriente, astécnicas de massagem sempre foram mais valorizadas, o seu uso tem tido uma continuidade ininterrupta desde as era mais remotas. Portanto, em uma época em que muitas pessoas buscam algo além dos tradicionais tratamentos médicos, a fusão dessas múltiplas influências produziu o campo da massoterapia clínica, que é um dos mais antigos, e ao mesmo tempo, um dos mais novos campos de atuação dentro das...
tracking img