Massa mola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Isaac Newton
LEI DA GRAVITAÇAO UNIVERSAL



CRISTIANO JOSE SOBRINHO RA B00091H-0
ANTONIO CARLOS DUTRA RA A99980-9
DENILSON APARECIDO TEIXEIRA RA B33054-6
JOAO BATISTA DA SILVA RA B372931


Trabalho apresentado junto a Disciplina de Atividades de Pesquisa Supervisionada(APS) no Curso de Engenharia Básico sob a Orientação da Prof. Andre Ricardo Ramos



Terceiro Semestre 2012



INTRODUÇÃO
[pic] O manômetro de Bourdon é um tipo de medidor de pressão muito utilizado nas industrias. Devido a alta longevidade e baixo custo.
O funcionamento deste tipo de manômetros é baseado na alteração da curvatura originada num tubo de secção elíptica pela pressão exercida noseu interior. A secção elíptica tende para uma secção circular com o aumento da pressão no interior do tubo levando a que o tubo se desenrole. Este tubo tem a uma das extremidades fechadas e ligada a um mecanismo (com engrenagens e mecanismos de alavanca) que permitem transformar o seu movimento de "desenrolar" (originado pelo aumento de pressão no interior do tubo) no movimento do ponteiro domanômetro.
A patente original deste dispositivo data de 1852, tendo sido registrada por E Bourdon.

[pic]


Os tubos do manómetro podem ter três formas distintas sendo que o tubo em espiral é usado para baixas pressões e o tubo em hélice é usado para altas pressões.







Desenvolvimento


A construção do nosso protótipo foi baseado na discussão do grupo em qual a melhor forma de demonstrarmos oassunto proposto “Medidores de Pressão”. Várias idéias foram apresentadas até que chegamos a uma que atendesse todos nossos objetivos.
Foi descidido em construir uma base de Madeira onde serão distribuídos vários componentes juntamente com três manômetros “Tubo de Bourdon”, que é nosso foco no trabalho da pesquisa . Achamos melhor colocarmos uma simples aplicação juntamente com osmanômetros, o movimento de um cilindro de dupla ação comandado por uma válvula mecânica de alavanca, neste circuito será aplicada uma pressão pneumatica, através de um compressor de ar, e através dos manômetros verificaremos suas variações de pressão e também o funcionamento do mecanismo ( tubo de bourdon), um dos manômetros estará aberto para podermos ver .
Também foi instalada uma válvulareguladora de pressão na entrada do circuito, para podermos variar a pressão e visualisar-mos o comportamento do mecanismo do tubo de bourdon no manômetro.
A sequência de montagem do protótipo foi a sequinte: primeiro contruímos a base de madeira, na qual a mesma foi lixada, pregada e pintada (com tinta spray), para melhorar o visual, depois foram feitas marcações da fixação dos suportes docilindro, bloco manifold e válvula de alavanca, feitos os furos, e fixados os componentes, após a fixação foram montadas as conexões e mangueiras pneumáticas , juntamente com a válvula reguladora, e por último, foram pregados quatro tampinhas de refrigerante para servirem de apoio para a base do protótipo.
As ferramentas utilizadas foram: Serra tico-tico, furadeira (brocas), chaves allen, chavesde boca, chaves de fenda, martelo, alicate, etc.
Os materiais pneumáticos utilizados são de um valor agregado muito alto, então optamos em conversarmos na empresa a qual trabalhamos e emprestamos tais componentes, na responsabilidade de devolvê-los após a apresentação.
Foram gastas aproximadamente ( 6 horas de trabalho) e procuramos trabalhar com muita segurança para não provocarmosacidente de trabalho.
Fizemos alguns ensaios e testes na qual chegamos a algumas conclusões importantes sobre este experimento.













Manômetro de Bourdon
Em 1849, Eugene Bourdon recebeu patente pelo Tubo de Bourdon, utilizado até hoje em medições gages. Em 1893, E.H. Amagat(1841-1915) utilizou o pistão de peso morto gage em medições de pressão. A lei de Amagat ou a Lei de Volumes...
tracking img