Massa dundun

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
13) O que diferencia a Massa DunDun das outras argamassas poliméricas no mercado?
A tecnologia da Massa DunDun é exclusiva e utiliza nanopartículas organizadas em estruturas que garantem uma ótima distribuição de seus compostos poliméricos dentro do produto, o que proporciona um desempenho mecânico e durabilidade sem paralelos no mercado. Além disso, a FCC vem a mais de 40 anos se destacando naqualidade de seus produtos e conta com uma equipe de mais de 60 técnicos e pesquisadores altamente qualificados desenvolvendo tecnologias e monitorando o desempenho de seus produtos no mercado.
Por que a Massa DunDun é mais ecológica do que a argamassa convencional?
O passivo ambiental da Massa DunDun se limita ao relativamente baixo consumo de energia elétrica utilizado dos equipamentosutilizados na sua fabricação. Desta forma, a Massa DunDun é mais ecológica do que a argamassa convencional por duas principais razões:

(1) A Massa DunDun não contém cimento: De acordo com a Associação Brasileira de Cimentos Portland, a fabricação de 1 kg de cimento emite mais de 600 gramas de CO2 na atmosfera. Estas emissões se dão devido ao processo de decarbonificação das matérias primas e devidoao consumo de energia necessário para chegar a temperaturas de 1450º C para o processo de fabricação. De acordo com o Sindicato Nacional da Industria do Cimento, a indústria do cimento em todo o mundo responde por aproximadamente 5% do total de CO2 emitido pelo homem.

(2) A Massa DunDun não contém areia: Por eliminar a necessidade do uso de areia na mistura da argamassa convencional, a MassaDunDun contribui ainda para diminuir a retirada deste material dos leitos de rios, uma das preocupações de autoridades ambientais em todo o planeta.

11) O fato de não “encabeçar” os blocos (deixar a junta vertical “seca”) não piora o desempenho da alvenaria??
Foram realizados diversos ensaios com o uso de Massa DunDun com juntas verticais secas para alvenarias de vedação e todos os resultadosdemonstram que o desempenho mecânico não apenas atende às normas vigentes mas também supera em vários aspectos o desempenho de alvenarias de argamassa convencional com juntas verticais preenchidas. Algumas das áreas afetadas pelo uso de juntas verticais secas são:
Estanqueidade: A alvenaria de juntas verticais secas construída com Massa DunDun tem um desempenho de estanqueidade (resistência ainfiltração de umidade) superior ao de uma alvenaria convencional com juntas preenchidas. A principal razão é que as juntas verticais comunicam os rebocos interno e externo, criando um caminho que permite a passagem da umidade externa para o lado interno. Isso pode resultar em uma patologia chamada de progressão capilar. A ausência de juntas verticais no método construtivo da Massa DunDun deixa umpequeno espaço vazio entre o reboco externo e o interno, que age como um isolante e impede a propagação por capilaridade da umidade externa para o interior.

) Como pode uma junta tão fina acomodar deformações e dilatações de uma estrutura?
As deformações verticais que não podem ser acomodadas pelas juntas de Massa DunDun são acomodadas pelo encunhamento (junção da alvenaria com a laje ou vigasuperior), que deve sempre ser feito com argamassa de encunhamento ou massa expansiva, conforme boas práticas da construção civil. Deformações horizontais serão acomodadas pelo pequeno espaço deixado na lateral dos blocos, que após o assentamento será preenchido com a argamassa de emboço/reboco.

) Como pode uma junta tão fina acomodar deformações e dilatações de uma estrutura?
As deformaçõesverticais que não podem ser acomodadas pelas juntas de Massa DunDun são acomodadas pelo encunhamento (junção da alvenaria com a laje ou viga superior), que deve sempre ser feito com argamassa de encunhamento ou massa expansiva, conforme boas práticas da construção civil. Deformações horizontais serão acomodadas pelo pequeno espaço deixado na lateral dos blocos, que após o assentamento será...
tracking img