Masmorras de hartung

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Masmorras de Hartung
O Terror, segundo o Houaiss é “medo intenso; pavor que inspira esse medo, aspecto amedrontador (o t. da guerra). Terrorismo”. Agora imagine uma situação onde são visualizados vários casos de tortura e mortes, sendo algumas por esquartejamento, além disso, era possível notar condições degradantes e desumanas a que estão submetidas as pessoas, um total desrespeito a dignidadehumana:

Nada mais violento que impedir o ser humano de se relacionar com a natureza, com seus semelhantes, com os mais próximos e queridos, consigo mesmo e com Deus. Significa reduzi-lo a um objeto inanimado e morto. Pela participação, ele se torna responsável pelo outro e con-cria continuamente o mundo, como um jogo de relações, como permanente dialogação. (OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro, 2005).Mais do que isso, imagine que essas pessoas têm marcas de roedores, há presença de chorume no piso do estabelecimento, devido a quantidade de lixo acumulado, visitas íntimas poderia sem feitas sobre esse chorume e sobre o esgoto, as embalagens nas quais são servidas as refeições servem como depósito de fezes pela inexistência de vasos sanitários no local, nota-se infestação de furunculose , ealgumas pessoas expeliam pus, uma das pessoas, ferida, sangrava e se sangue escorria pelo chão, por entre os pés das outras pessoas (VIEIRA e FRIEDMAN, 2009). Esse cenário que pode ser uma descrição de um filme de terror como Jogos Mortais ou de Campos de Concentração nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, na verdade foi o cenário encontrado na Casa de Custódia de Viana em 2009.
“Todos nóscometemos um delito e temos que pagar pela nossa pena, mas eu estou aqui há oito meses sem ver o sol, peço a Deus todo dia pra me tirar dessa cadeia pelo menos e me levar pra outra, que eu não aguento mais isso aqui” (Domingo Espetacular, 2009). Essa Casa de Custódia, conhecida como Cascuvi, construída na década de 80, localizada no município de Viana, Espírito Santo, foi construída para abrigarcriminosos condenados ou à espera de julgamento, uma casa em ruínas devido às diversas rebeliões e descaso das autoridades públicas. O presídio, que tem sua história marcada por diversas rebeliões que comprometeram a estrutura do prédio (de tijolos), estava superlotado, tinha população carcerária superior a 1177 internos (com capacidade para 350 presos), sendo alguns de alta periculosidade, chefes dequadrilhas que atuavam na região da Grande Vitória (capital do Espírito Santo), e outros condenados por pequenos delitos, a Casa de Custódia era conhecida como uma escola de fazer bandidos. Localizada as beiras da Rodovia BR-262, o local é propício para fugas, ainda mais se considerado a quantidade de agentes carcerários e policiais militares (vinte e cinco homens) responsáveis pela segurança dolocal.
Em relato, alguns policiais relatam sobre a atuação na Casa “atuar na Casa de Custódia é apenas ter a certeza de que a vida não está garantida” (Anônima, Polícia, 2009), em reuniões com a administração do local os presos já ameaçaram destruir o restante do local na tentativa de uma fuga em massa, alguns consideram que a penitenciária já é comandada pelo crime organizado, para os policiais, sea tentativa de fuga fosse realizada provavelmente ocorreria um massacre, aos moldes do Carandiru em 1992 , provavelmente, policiais que trabalham no local tem em mãos um fuzil, mas para eles o maior risco é no cair da noite, quando não há energia elétrica e a maior parte das luzes vem de aparelhos celulares dos presos, mas quem ousa tentar toma-los? São mais de 1000 presos e 25 homensrepresentando o “Estado”.
Durante a noite que também são cavados túneis entre os pavilhões e grades são cerradas, só restando uma que separa a o corredor principal, só resta uma grade para ser quebrada, caso ela seja haverá um conflito entre os detentos de maior periculosidade e os jurados de morte. Além disso, as denuncias mostram que os aparelhos de raios-X estão quebrados, facilitando a entrada de...
tracking img