Marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA

MARXISMO E POSITIVISMO

Claudia München de Carvalho
Paola Almeida de Lima
Ricardo Carvalho Falce
Guilherme Martins
Luccas Amaral

Itapeva - São Paulo – Brasil

ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA

MARXISMO E POSITIVISMOClaudia München de Carvalho
Paola Almeida de Lima
Ricardo Carvalho Falce
Guilherme Martins
Luccas Amaral
Prof.ª Gláucia Maldonado Guerra da Cunha

“Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva como avaliação parcial do 2º bimestre.”

Maio/2012
Itapeva-SP
SUMÁRIOCapa............................................................................................................1
Folha de Rosto............................................................................................2
Sumário.......................................................................................................3Introdução....................................................................................................4
Desenvolvimento.........................................................................................5
Marxismo..........................................................................................5
Positivismo.......................................................................................9
ConsideraçõesFinais................................................................................11
Referencias...............................................................................................12

Marxismo e Positivismo

Este trabalho visa esclarecer o conceito e os principais fundamentos de duas correntes filosóficas que são o Marxismo, elaborada primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels, e que visava à igualdade das classes; e oPositivismo no qual o principal representante e criador desse movimento foi o filósofo Auguste Comte, que contempla a parte prática e útil, a parte física do ser humano.

MARXISMO
O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepção materialista edialética da História, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes. O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza,o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. O marxismo foi utilizado desvirtuadamentecomo base para as doutrinas oficiais utilizadas nos países socialistas, nas sociedades pós-revolucionárias.
Marx desenvolveu uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época. Se realidade não é estática, mas dialética e está emtransformação pelas suas contradições internas.
Assim, a base material ou econômica constitui a "infra-estrutura" da sociedade, que exerce influência direta na "superestrutura", ou seja, nas instituições jurídicas, políticas (as leis, o Estado) e ideológicas (as artes, a religião, a moral) da época. No processo histórico, essas contradições são geradas pelas lutas entre as diferentes classes...
tracking img