Marx e engels. o manifesto do partido comunista-iii literatura socialista e comunista.são paulo: martin claret , 200

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARX e ENGELS. O manifesto do partido comunista-III literatura socialista e comunista.São Paulo:Martin Claret ,2001(não consta paginas)

III-LITERATURA SOCIALISTA E COMUNISTA

1-O SOCIALISMOREACIONARIO
A-O SOCIALISMO FEUDAL
O socialismo feudal consiste numa aristocracia feudal decadente que se une com o socialismo cristão e agitação da classe proletária tendo como bandeira sacola demendigo. Possuem como objetivo derrubar a burguesia em ascensão e restaurar o antigo regime, mas o proletariado ao saber dos seus reais brasões feudais acabava por se dispersar.
No entanto esqueciam quea burguesia moderna foi fruto necessário da sua ordem social e que a volta ao seu regime não é mais possível dentro da nova sociedade burguesa.

B- O SOCIALISMO PEQUENO-BURGUÊS
A burguesiamunicipal medieval e o pequeno campesinato foram os precursores da burguesia moderna, mas ao mesmo tempo em que formará a burguesia moderna seus membros eram constantemente atirados pela concorrência aoproletariado, devido ao grande desenvolvimento industrial.
Desta forma o socialismo pequeno-burguês tecia uma critica a nova sociedade expondo todas as contradições das modernas relações de produção eseus efeitos destrutivos, mas ao mesmo tempo não desejava um novo modelo, mas retornar ou restabelecer o antigo regime.

C- O SOCIALISMO ALEMÃO OU VERDADEIRO
A literatura socialista e comunistafoi introduzida na Alemanha quando a burguesia iniciava sua luta contra o absolutismo feudal. Porém esta literatura foi importada da França, que acabou por perder seu conteúdo pratico assumindo umcaráter literário, pois não estava totalmente introduzida a realidade local dando-se a eles o nome de socialismo verdadeiro.
O socialismo verdadeiro não buscava o interesse no proletariado, buscava aessência humana, o homem em geral, o mesmo servia aos interesses da pequena burguesia, lutando contra a monarquia absolutista e a burguesia alemã e contrapondo-se ao liberalismo.

2-O SOCIALISMO...
tracking img