Martin burber

1718 palavras 7 páginas
Comentário da 1ª parte do texto “EU e TU” de Martin Buber

Trabalho realizado por: Ana Daniela Pereira Pinto
Martin Buber nasceu em Viena a 8 de Fevereiro de 1878, de raiz judaica. Em 1996 entrou para a universidade de Viena para o curso de Filosofia e História da arte. Revela um grande gosto pela literatura, filosofia, arte e teatro. Em 1901, entrou para a universidade de Berlim, onde em 1904 recebeu o título de Doutor em Filosofia. Passou ainda por Leipzig e Zurich, onde se dedicou ao estudo da psiquiatria e em sociologia. Entre 1916 e 1924, foi editor do jornal “Der Jude”.
A sua vida ainda marcada pela vida académica, leccionando na universidade de Frankfurt a disciplina de Historia de religiões e ética judaica, leccionou ainda sociologia a partir de 1938 na universidade de Jerusalém.
No que toca à investigação desenvolvida destacam-se estudos sobre a bíblia, judaísmo e hassidismo, desenvolveu ainda estudos na área politica, sociológica, filosófica, e na área da antropologia. Nesta última, podemos destacar a antropologia filosófica. Esta está na base da criação de obras, como a que ocupa o nosso presente trabalho.
Entende-se que Martin Buber é o profeta da relação, o filósofo do diálogo. As suas teorias antropológico-filosóficas circundam a relação que se estabelece à volta do ser humano.
Particularizando a nossa análise, Martin Buber, na sua obra “ Eu e Tu” começa por introduzir um conceito fundamental e que está na origem da mensagem transmitida na obra. “Palavras-principio” (GRUNDWORTEN), é o conceito fundamental utilizado na filosofia buberiana. A relação vai assumir uma importância essencial na construção buberiana e a sua manifestação antropológica complementa esse conceito.
Buber fala numa dupla atitude do homem perante a vida. Essa dupla atitude baseia-se na dualidade do conceito supra descrito. O autor na sua obra começa por desconstruir o conceito “palavras-principio”, começando por afastar a simples interpretação gramatical do mesmo,

Relacionados

  • filosofia
    1106 palavras | 5 páginas
  • Gestão de tempo
    5275 palavras | 22 páginas
  • Fobias
    3054 palavras | 13 páginas