Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

No mundo em desenvolvimento, tanto quanto o mundo desenvolvido, vários fatores contribuem para o surgimento e o agravamento dos problemas ambientais, tais como: o crescimento populacional, a industrialização, a urbanização acelerada, a poluição e o esgotamento dos recursos naturais; sendo que a forma como estes fenômenos se organizam e se reproduzem vem causando uma degradaçãocrescente e de efeitos imprevisíveis ao ambiente planetário.
Tendo em vista toda essa situação e preocupada com a realidade local e regional, bem como o futuro do planeta , a esta pesquisa busca de forma reflexiva, participativa e criativa, diagnosticar os problemas ambientais da Escola Estadual de Jordânia, levando cada indivíduo a assumir o seu papel como agente transformador, através de umaconduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
Esta pesquisa surgiu da premência de efetivar a luta para a melhoria ambiental na sociedade contemporânea e do interesse em estar despertando nos educadores e educandos da Escola Estadual de Jordânia a proposta de um fazer crítico, que perceba a Educação Ambiental como uma prática sócia e política, possibilitando a interferência dossujeitos na realidade socioambiental.
Dessa forma, a escola torna-se cada vez mais o espaço social e local onde o educando dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formaçãode cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, esta pesquisa visa oferecer meios efetivos para que cada indivíduo compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas conseqüências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. È fundamental que cada pessoa desenvolva as suaspotencialidades e adote posturas pessoais e comportamentais sociais construtivos.
Este estudo tem como objetivo promover a sensibilização dos educandos e educadores da Escola Estadual de Jordânia sobre a importância e a necessidade da preservação e da conservação do meio ambiente, isto porque a questão ambiental não pode ser tratada no âmbito de uma só disciplina, mas necessitam do olhartransdiciplinar para ampliar as possibilidades de ação e permear a prática pedagógica.
Desta forma a metodologia adotada na Escola Estadual de Jordânia foi com alunos do 6º ao 3º ano do ensino fundamental e médioe professores, a entrevista foi através de questionários contendo perguntas de múltipla escolha de forma clara e precisa onde entrevistados tiveram total liberdade para responder as questõespropostas.
O presente trabalho está composto de dois capítulos, no primeiro capítulo foi feito a fundamentação teórica, introdução do tema e dos objetivos do mesmo; no capítulo 2 apresenta a pesquisa de campo seguida da metodologia, análise e interpretação de dados, considerações finais e referências












Capítulo 1. Educação Ambiental nas Escolas

Atendência da educação ambiental escolar é tornar-se não só uma prática educativa, ou uma disciplina a mais no currículo, mas sim consolidar-se como uma filosofia de educação, presente em todas as disciplinas existentes e possibilitar uma concepção mais ampla do papel da escola no contexto ecológico local e planetário contemporâneo. (Reigota, 2002, p. 79-80)
Para iniciar essa reflexão, é importanteconsiderarmos o uso do adjetivo ambiental ao lado de educação. Para Guimarães (2000, p. 19), essa palavra "apenas adjetiva, qualifica um processo mais amplo que é o processo educacional". Na verdade, a educação ambiental está presente em toda forma de educação de proposta emancipatória, que contribua para a formação de sujeitos críticos e que seja compatível com um projeto de sociedade não...
tracking img