Markup

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Formação do Preço de Venda

Conceito de formação de preço de venda a partir de várias linhas como custo e validade, custeio por absorção, mercado, custos de transformação e etc. Conceitos e elementos básicos.

O preço de venda é o valor monetário que a empresa cobra de seus clientes em uma transação comercial, este valor deverá ser suficiente para cobrir todos os gastos que foram necessáriospara colocar o produto, mercadoria ou serviço à disposição do mercado até a transferência da propriedade e da posse destes, incluindo o lucro desejado.
Estes gastos normalmente incluem a aquisição de matérias primas, mercadorias, serviços, como a mão-de-obra direta e indireta, além dos gastos com estocagem, financeiros, tributos, e outros.
Para aglutinar estes gastos utiliza-se os seguinteselementos: preço de venda, custo, despesas variáveis, despesas fixas e margem de lucro.
As despesas variáveis são entendidas como os gastos decorrentes das vendas. Por exemplo: tributos diretos e indiretos, comissões, fretes, propagandas etc.
Despesas fixas são conceituadas como os gastos que obrigatoriamente existirão, mesmo que não haja vendas. Por exemplo: alugueis das edificações, parte fixados salários dos vendedores, remuneração dos sócios gerentes, salários administrativos etc.
Margem de lucro é o valor que a empresa entende ser suficiente para atender as seguintes finalidades: remuneração do capital investido, reinvestimento na própria empresa, outros investimentos de curto e longo prazo, distribuição aos sócios e empregados, a remuneração pelo risco do empreendimento, e tambémpara compor o patrimônio da empresa.
Os métodos de custeio objetivam identificar os gastos inerentes ao processo produtivo, acumulando-os de forma organizada aos produtos.

Custo e sua validade

 O pressuposto básico de tal técnica é que o mercado esta disposto a absorver os preços de venda determinados pela empresa, que são calculados em cima de seus custos reais ou orçados, é necessário umcalculo em cima dos custos tendo em vista que, através dele podemos pelo menos ter um parâmetro inicial ou parâmetro de referencia para analises comparativas.
  Além disso diversas outras situações podem exigir a utilização dos procedimentos de formação de preços de vendas apartir do custo.
  Diante disso vamos estudar as principais variantes da formação de preço de venda bem como salientaraspetos operacionais de sua construção dentro do sistema de informação contábil.

Custeio por Absorção

O custeio por absorção objetiva a apropriação de todos os gastos decorrentes somente do processo produtivo aos produtos, identificando os fixos, variáveis, diretos e indiretos. O Custeio por Absorção define que o custo dos produtos serão constituídos por todos os gastos no processo produtivo,desta forma, o preço de venda deverá cobrir os custos totais (somatória da matéria prima consumida, mão-de-obra direta e os custos indiretos alocados), obtendo-se o lucro bruto, e este deverá cobrir as despesas fixas e variáveis, além de proporcionar o lucro líquido.

Custeio Variável

O custeio variável, ou direto, tem o propósito de alocar aos produtos somente os custos identificados comovariáveis, normalmente compostos pela matéria-prima e a mão-de-obra direta, consumidos no processo produtivo.

Custo de Transformação

A utilização desta técnica tende a ser eventual principalmente para pedidos especiais.
Dependendo do valor dos itens comprados de terceiros algumas empresas não requisitam, no preço de venda, absorção das despesas operacionais e margem de lucros dos valores destesmateriais ou serviços adquiridos de terceiros, levando como base para a formação de preço de venda apenas o valor dos gastos a titulo de transformação de produto.


A partir do mercado

Nos métodos de formação de preço de venda para o mercado, a empresa poderá decidir pela fixação com base nos preços praticados pelo mercado, deixando, como prioridade, uma menor atenção aos seus próprios...
tracking img