Marketing social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 - INTRODUÇAO
O presente trabalho acadêmico é uma abordagem referente ao assunto: Marketing Social. Este tema é considerado de muita importância ao se relacionar com responsabilidade social. Aspectos como cidadania, empresa cidadã e a responsabilidade social são fatores importantes para elevar uma organização a possuir uma imagem positiva frente as pessoas e dentro do cenário que a empresaesta inserida. O relato sobre como surgiu tal expressão; qual seu conceito; suas aplicações e principalmente a abordagem de empresas que praticam essa ação e o que as mesmas alcançam, são aspectos que estarão inseridos no trabalho.

“O exercício da Cidadania Empresarial pressupõe uma atuação eficaz da empresa em duas dimensões: a gestão da responsabilidade social interna (focaliza o públicointerno da empresa, seus empregados e seus dependentes) e a gestão da responsabilidade social externa (tem como foco a comunidade mais próxima da empresa ou o local onde ela está situada).”
Francisco Paulo de Melo Neto e César Froes, “Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial”


“Uma sociedade sustentável é aquela que vive em harmonia com o meio ambiente e não causa danos a meioambientes distantes ou a outras comunidades – agora ou no futuro. A qualidade de vida e os interesses das futuras gerações são mais valorizados do que o crescimento econômico ou o consumo imediato.”
Caring for the Earth, UNEP











2.0 - ORIGENS DO MARKETING SOCIAL
2.1 - NO MUNDO.
Marketing social é uma expressão que surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1971, quandoKotler e Zaltman utilizaram o termo pela primeira na publicação do Journal of Marketing, no artigo “Social Marketing: Na Approach to Planned Social Chance”. Estes autores faziam nessa época, estudos sobre as diversas aplicações do Marketing que pudessem contribuir de alguma forma para a resolução das questões sociais, tentando assim, encontrar alternativas e buscar soluções para os problemassociais da época. No artigo Social Marketing, conceituaram o termo Marketing Social como sendo:
“O processo de criação, implementação e controle de programas implementados, para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais e envolvendo considerações relativas ao planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing”.


Neste mesmo artigodefendiam a tese de que:
“O Marketing Social é um dos novos desenvolvimentos mais promissores, cuja efetiva aplicação espera-se que venha a aumentar a eficácia dos agentes sociais de mudança, no sentido de proporcionarem as transformações sociais desejadas”.


Desta forma, Kotler e Zaltman afirmaram que o Marketing Social serviria para “aumentar a eficácia deagentes sociais de mudanças”, assim conceituando o termo como um agente transformador e uma ferramenta promotora de mudanças de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas.
No ano de 1978, Kotler publicou no Brasil o livro: “Marketing para organizações que não visam lucro”. Neste, ele deu ênfase em demonstrar a importância da aplicação, dentro da área social, de princípios emétodos do marketing utilizados por empresas que têm finalidades de lucro. Aqui ele defende que toda organização social deve possuir e incorporar aos seus quadros, um profissional de marketing, para a tomada de decisões corretas, levando assim a empresa a um diferencial, sendo que este profissional deve ser um agente de desenvolvimento da organização, tendo o papel de identificar, diagnosticar, proporsoluções e estudar os problemas da empresa. Kotler ainda afirma que Marketing Social, nas empresas é uma ação social da mesma, com o intuito de promover o ‘bem-estar social’.
Nos anos posteriores, Kotler escreveu diversas outras obras com a finalidade de ampliar a aceitabilidade e tornar mais reconhecido o termo em questão, propondo uma abordagem societária do marketing. Pioneiro no...
tracking img