Marketing pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução - Marketing Pessoal

O conteúdo aqui apresentado reflete na essência o que entendemos por marketing pessoal.
Não nos limitamos apenas na compreensão dessas duas palavras, mas sim em todo o emaranhado de significados por trás da ideia.
O marketing pessoal faz parte cada vez mais do nosso dia a dia e é através dele que somos reconhecidos e nos destacamos no ambiente detrabalho. Ele engloba desde a nossa apresentação até a maneira como somos vistos pelas pessoas.
O leitor verá adiante técnicas de como melhorar seu marketing pessoal, aprenderá conceitos, verá dicas de como colocar em prática e tomar proveito dos benefícios para a própria carreira. Verá também a trajetória do marketing pessoal dentro das organizações, em qual momento surgiu e porque é tão importanteem nossa vida.
Procuramos colocar as ideias de forma prática e suscetível ao aprendizado, fazendo uma espécie de manual que pode ser seguido e carregado pelo resto da sua vida profissional.
Quem ler esse material descobrirá que, da mesma maneira que a qualidade de um serviço tende a melhorar, o seu marketing pessoal pode ser ampliado constantemente a fim de trazer benefícios à vida pessoal.Destacamos aqui também uma poderosa ferramenta para auto avaliação, chamada Janela de Johari, onde podemos descobrir o que pensamos a respeito de nós mesmos e o que as outras pessoas pensam a nosso respeito, como nos enxergam e no que isso pode influenciar o ambiente de trabalho.
Se um produto é lançado e não dá o resultado esperado, é mais fácil trocar a embalagem ou até mesmo o nome da empresa,porém se criarmos uma imagem negativa de nós mesmos, não poderemos nos relançar ao mercado dizendo “Eu estou sob nova direção”. Portanto, prepare-se para adentrar ao fascinante mundo do marketing pessoal.

1. Marketing Pessoal

Para Philip Kotler (2007), “o Marketing Pessoal é o processo que inclui a concepção, o planejamento e a execução de ações que viabilizem a projeção pessoal das pessoase dos profissionais”. O Marketing Pessoal utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira profissional e da vida pessoal, valorizando e os seus diferenciais para que atinjam mais rápido seus objetivos.
O Marketing Pessoal surgiu na década de 50 nos Estados Unidos, já que, devido à grande competitividade no mercado de trabalho, algumas pessoas buscavam se destacar maisque as outras, e foi a partir disso que criou esse conceito.
Pode-se dizer também que o Marketing Pessoal é uma técnica de condicionamento mental. Segundo Ivan Palov na sua teoria dos reflexos, o “aprender” constitui-se no encontro muito rápido de um estímulo condicionado (som, luz) com um estimulo não condicionado (alimentação, por exemplo), que desencadeia uma reação imediata.
Desde a infânciasomos condicionados a agir de determinada forma ou conceito. O condicionamento é feito através de estímulos (Skinner). Partindo deste principio, pode condicionar as pessoas a reagirem da forma como queremos que reajam.
No Marketing Pessoal não é diferente, já que podemos condicionar nossas ações para que as pessoas tenham de nós a imagem que queremos que tenha. Também conseguimos identificar qualimagem passamos através da forma como as pessoas reagem ao que fazemos, e depois disso avaliar esse retorno. Saiba que a sua imagem vai e volta.
O Marketing Pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos interessantes do ponto de vista profissional, bem como para ver visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectivada aceitação e do reconhecimento por parte dos outros. Foi-se o tempo em que o Marketing Pessoal era um instrumento político, falso, utilizado apenas para conquistas especificas e egoístas. Ele vem se tornando uma ferramenta cada vez mais necessária para todos, dos mais simples aos mais sofisticados. O Caminho do sucesso esta no Marketing Pessoal.
2. A importância do Marketing Pessoal

O...
tracking img