Marketing para terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING PARA O TERCEIRO SETOR

Alexandre Valim Machado

Larrooss Silva Duarte
Luzinete Gomes Silva
Marcelo Torres de Jesus
Marcio Lander Baptista Machado
Monique Adversi Pinho
Rodrigo do Nascimento
Vinicius de Jesus Arruda




1. Introdução

A expressão marketing social surgiu nos Estados Unidos, em 1971, e foi usada pela primeira vez por Kotler e Zaltman que,na época, eram estudantes das aplicações do marketing. Foi quando publicaram no mesmo ano no Journal of Marketing o tema "Marketing Social, uma abordagem para a mudança social planejada", conceituando o proposto como um conjunto de papéis relativos ao negócio, norteando qual seriam suas contribuições para a busca e o encaminhamento das resoluções para as diversas questões sociais da época e para ociclo dos 4P's (preço, praça, produto e propaganda), defendendo a tese de que com a implementação do marketing social e efetiva aplicação, causa transformações e mudanças sociais, comportamentais e étnicas,defendendo a idéia de que uma organização social deve incorporar aos seus quadros um profissional de marketing, nas esferas de decisão”. (SCHIAVO, acessado em 01/03/2012)
Albuquerque (2006,p.18) em seu livro, “Terceiro Setor: História e Gestão de Organizações” afirma que a expressão “TERCEIRO SETOR” (TS), vem do termo “THIRD SECTOR”, usado nos Estados Unidos. Outras colocações como: instituições sem fins lucrativos, Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) e ao voluntariado, também são bastante frequentes. Outro termo como, a Filantropia, vindoura do inglês,representa caridade, e tem aspectos de obrigações religiosas, é outro conceito humanístico para esse termo. Já na Europa Ocidental é mais usual a palavra ONG (organização não governamental), com fins destinados a promover o desenvolvimento e as melhorias nos países envolvidos. Remetendo-nos ao conceito do marketing social proposto por Kotler e Zaltman em entrevista no journal of marketing. Aguiar;Silva apud coelho (2001, p.03),rebate, afirmando que o termo TS foi utilizado pela primeira vez por pesquisadores americanos ainda na década de 70 e a partir da década de 80 passou a ser usado também por pesquisadores europeus.
Já Mertens (2001), corrobora a época, [...] “mas acrescenta que o termo fez sua primeira aparição na França, sendo Jacques Delors quem inicialmente definiu esse universocomo uma variação do setor de serviços e mais tarde como um terceiro setor, coexistindo junto com a economia de mercado e o setor estatal”, neste contexto, pode-se dizer que o terceiro setor, como área de estudo é novo, e englobam áreas como a sociologia, filosofia, economias e outras, com o foco voltado para os estudos empírico e abrangente em quesito organizacional.
Marco apud Ruhli (1997, p.02)menciona que, meio à crescente, exigente e volátil competitividade, as organizações necessitam desenvolverem diferenciais por meios estratégicos de competitividade, é aonde o terceiro setor vem se tornando uma área nova e crescente neste mercado mundial, onde desde a década de 90, o crescimento do Terceiro Setor é evidenciado por pesquisas de órgãos governamentais.
Kotler (2001, p.49-50) defineque o Marketing, a comunicação e o relacionamento são ferramentas de suma importância para os setores da economia. Contudo, o terceiro setor - composto por: ONGs, instituições religiosas, beneficentes e organizações de voluntariado – essas ferramentas tornam-se vitais para a existência dessas entidades.
Sabendo que o marketing tem como papel a coordenação das atividades do planejamento, daorganização, da execução e do controle das ações que visam às trocas entre produtores e consumidores. O capitulo exposto, vem demonstrar o axioma do marketing para o terceiro setor, para comprovar sua utilidade estratégica na implementação desses processos. Enfatizando-o como uma importante ferramenta na aplicação para captação de recursos para uma instituição sem fins lucrativos, bem como os...
tracking img