Marketing da sadia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing na Sadia

O Complexo Agroindustrial é o próprio processo moderno de integração entre agricultura e indústria. A interdependência entre as atividades agrícolas e industriais resulta em mudanças na forma de produzir e organizar a produção na agricultura, implicando em outro padrão agrário, definido como uma determinada articulação entre as esferas produtiva e tecnológica, refletindo-seno âmbito econômico – em termos das políticas agrícolas e dos fluxos do comércio internacional – e mesmo no âmbito social, no qual ocorre uma determinada articulação entre os diversos interesses dos grupos sociais que vivem das atividades agrárias.
Para que uma atividade econômica obtenha sucesso, entre outras medidas, é preciso que sejam elaboradas estratégias de comercialização e aceitação deum produto ou serviço, visando um público alvo, o consumidor. É necessário atender às suas necessidades e anseios, buscando uma política empresarial e mercadológica que, em última análise, visa aumentar cada vez mais o consumo e reduzir os preços reduzidos, com o objetivo final de obtenção do lucro para a empresa.
Por outro lado, a ativação do ritmo de vida das pessoas orienta para novos hábitossociais e culturais, com evidentes reflexos no setor alimentício. O crescente uso de alimentos industrializados prontos ou semi-prontos produz novos padrões de vida e consumo. Entretanto, ao mesmo tempo em que as pessoas procuram estabelecimentos de fast-food, devido ao ritmo frenético do dia-a-dia, muitas famílias ainda fazem as refeições convencionalmente em seus lares (cf. ARAÚJO, WEDEKIN ePINAZZA, 1990).
O consumidor está cada vez mais exigente e tem plena consciência da necessidade de incluir, na alimentação, produtos que não tragam malefícios à saúde, que sejam econômicos e rápidos no preparo. Desta maneira, as novas exigências destes consumidores estão acarretando substanciais alterações no setor de alimentos, e a indústria e o comércio de alimentos procuram respondercom produtos e processos cada vez mais práticos, econômicos e até mesmo requintados.
Deve-se ressaltar que os produtos industrializados se tornaram cada vez mais acessíveis a todas as camadas sociais, revolucionando o setor de alimentação. Hoje, a indústria alimentar brasileira tende a criar mais e mais produtos, satisfazendo as necessidades do comprador em termos de tempo edisponibilidade, e ainda estimulando os desejos (e apetite) com uma oferta de alimentos amplamente diversificada.
A modernização da indústria alimentícia propiciou o aumento do tempo de preservação e armazenamento doméstico dos alimentos, procurando manter a qualidade e a pureza destes produtos, de preparo instantâneo e fácil, que estão à disposição do consumidor a qualquer hora e lugar,seja em uma loja de conveniência aberta dia e noite, que vende alimentos em pequenas porções e semi-prontos, ou em um grande mercado com uma completa variedade de produtos (cf. CARMO, 1996).
Neste contexto, a empresa quer que o consumidor possa expressar suas opiniões e anseios sobre determinado produto, que são levados em consideração para o seu aperfeiçoamento ou para a criação de novosprodutos. Da mesma maneira, diversas empresas do ramo alimentício abrem novos canais de comunicação para o atendimento e esclarecimento de dúvidas do consumidor, que ainda resultam em credibilidade para a imagem da marca, do produto e dapróprio fabricante. Além dos sistemas tradicionais de atendimento ao consumidor por telefone, ou por cartas, existem também os serviços de atendimento ao consumidorna Internet. O computador fornece todas as informações de determinados produtos, bastando apenas que o consumidor “navegue” neste mar de modernidade.
Diante da competitividade existente no mercado, torna-se essencial que, entre as estratégias adotadas pela indústria alimentícia, estejam aquelas relacionadas com a comunicação publicitária.
O anúncio da Sadia é apresentado com uma...
tracking img