Marilena De Souza Chau Nasceu Na Cidade De S O Paulo

407 palavras 2 páginas
Marilena de Souza Chauí

Biografia
Nascida na cidade de São Paulo, no dia 4 de setembro de 1941. Casada com o historiador Michael Hall.
Iniciou seus estudos no Grupo Escolar de Pindorama, interior paulista, onde realizou o curso primário. Deu sequência à sua formação secundária no Colégio Nossa Senhora do Calvário, na cidade de Catanduva, concluindo-o no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, na capital.
A filósofa ingressou no curso de filosofia da Universidade de São Paulo em 1960, graduando-se em 1965. Ela defendeu sua dissertação de mestrado, intitulada Merleau-Ponty e a crítica do humanismo, em 1967, orientada pelo Professor Doutor Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior. Neste mesmo ano ela deu início ao seu doutorado na França, defendendo tese sobre o filósofo Espinosa, em 1971, também na USP, sob a orientação da Doutora Gilda Rocha de Mello e Souza.
Sua tese de livre-docência foi igualmente defendida na Universidade de São Paulo, em 1977, com o título A nervura do real: Espinosa e a questão da liberdade. Neste trabalho ela aborda temas como imanência; liberdade; necessidade; servidão; beatitude e paixão.
Marilena prestou concurso em 1987 e conquistou o cargo de professora titular de filosofia. Ela ministra aulas no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, tendo se especializado em História da Filosofia Moderna e em Filosofia Política. Atualmente Chauí é historiadora de filosofia brasileira, Professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – a FFLCH-USP.
Além das atividades acadêmicas, tem participado ativamente da vida política do país, foi secretária da cultura do município de São Paulo na gestão da prefeita Luiza Erundina de Sousa.
É militante ativa do PT instituição na qual ela ajudou a fundar.

Obras
Repressão Sexual;
Conformismo e Resistência;
Iniciação a Filosofia;
O que é ideologia;
Filosofia no Ensino Médio;
Convite a Filosofia;
Cultura

Relacionados