Maria montessori

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS
DON DOMÊNICO
CURSO DE PEGAGOGIA 2A



ANDRESSA FARIAS DA SILVA RM 21446
BRUNA SILVA SANTOS RM 21465
MICHELE MAIA DA SILVA RM 21721
SUELAINE SILVA E SILVA RM 21820







MARIA MONTESSORIGUARUJÁ – SP

2011

ANDRESSA FARIAS DA SILVA
BRUNA SILVA SANTOS
MICHELE MAIA DA SILVA
SUELAINE SILVA E SILVA
















MARIA MONTESSORI









Este trabalho corresponde à disciplina de Fundamentos da Educação Infantil, apresentado a Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico, sob a orientação da profª RaquelLourido.








GUARUJÁ – SP

2011

SUMÁRIO









INTRODUÇÃO 04
1 BIOGRAFIA 06
2 CONCEPÇÃO TEÓRICA 07
3 ELEMENTOS QUE SE UTILIZAM NA METODOLOGIA 10
4 CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 15
7 BIBLIOGRAFIA 17












INTRODUÇÃO
[pic]
Maria Montessori era uma educadora italiana, nasceu em 1870 e morreu em 1952. Doutorou-se em medicina pelaUniversidade de Roma. Aos 25 anos começou a dedicar-se às crianças “anormais”, na clínica da universidade citada acima.
Nessa época, Séguin era muito conhecido pelas suas idéias relacionadas ao tratamento e à educação dos anormais. Montessori tomou as idéias de Séguin como ponto de partida para o seu próprio trabalho. Fez viagens de estudo à França e a Inglaterra.
Montessori mudou os rumos daeducação tradicional, que dava maior privilégio à formação intelectual. Emprestou um sentido vivo e ativo à educação. Destacou-se pela criação de Casas de Crianças, instituições de educação e vida e não apenas lugares de instrução.
Voltando para a Itália, passou a se dedicar à formação de professores para a educação de “anormais”. Ela observava muito e por isso descobria defeitos das escolascomuns e começou a experimentar em crianças de evolução regular os procedimentos utilizados na educação dos anormais.
O movimento da educação nova, na Itália, começou com a Dra Maria Montessori e suas Casas das Crianças. Elas não visavam à instrução somente, mas eram locais de educação e de vida; realizavam, enfim, a educação completa da criança em 1907.
O método Montessori foi um dosprimeiros métodos ativos quanto à criação e aplicação, seu principal objetivo são as atividades motoras e sensoriais visando, especialmente, à educação pré-escolar, trabalho também estendido a segunda infância.
Mesmo considerando que o método Montessori surgiu da educação de crianças “anormais”, ele está bem diferente, no mundo, na educação de crianças normais. É um método de trabalhoindividual, embora tenha também um caráter social, uma vez que as crianças, em conjunto, devem colaborar para o ambiente escolar. O seu material é voltado à estimulação sensorial e intelectual.
Os princípios da nova pedagogia inspiravam verdadeiras reformas educacionais. Em 1946 ocorreu, em Paris, o primeiro Congresso da Educação Nova. Os trabalhos apresentados refletiam nas realizações jáconquistadas, bem como destacavam os aspectos que ainda deveriam ser conseguidos.
Neste contexto da Escola Nova, Maria Montessori, ocupa papel de destaque pelas novas técnicas introduzidas nos jardins de infância e nas primeiras séries do ensino formal. Seus jogos são atraentes e instrutivos; apesar dessa contribuição da educadora e médica italiana, ela não é a pioneira exclusiva do movimento, mas umaimportante parte dele.
Da educação terapêutica partiram para a educação das crianças normais; seus métodos consideraram as fases de desenvolvimento infantil e as diferenças individuais, preocupando-se com o corpo e o espírito do aluno e o seu processo de adaptação à vida.
A obra de Montessori pelo envolvimento interior que buscou de cada indivíduo diante do processo educativo, pelos meios...
tracking img