Maria breteira das botas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Queimadas
“O único fogo que deve continuar aceso é o fogo da paixão pela natureza”

Queimadas. Um dos modos mais antigos de degradação, não só na Amazônia, mas também em várias florestas. É umadas formas de degradação mais danosas que existe, não só para a floresta, ma também para a atmosfera (no Brasil, queimadas causam mais de 75% da emissão de gás carbônico).
Mas qual o objetivo dequeimar uma parte das florestas? Essa é uma das técnicas mais antigas de agricultura, para “limpar” o terreno, usando-o posteriormente para cultivo. A queimada é usada até hoje, em modos de plantio, como arotação de terras (modo no qual a terra é desmatada, queimada, ocorre o cultivo de plantações, a colheita, e após vários ciclos, a terra é abandonada.
Tudo bem que em alguns lugares, como no cerrado,a queimada é natural, faz parte daquele ecossistema. Mas são poucos esses lugares.
Na Amazônia, muitas pessoas acabam por desmatar as florestas e propagando queimadas, mesmo sendo essa florestaextremamente importante. É a maior área verde do mundo, ajuda na oxigenação de várias regiões próximas, e sua biodiversidade deve ser respeitada. Além disso, todos devem lembra que as queimadas são umcrime biológico.
Em sua maioria, ocorrem por motivos econômicos. Mesmo sendo algo proibido, fazendeiros queimam uma parte do território para ampliar suas áreas de pastagem e de cultivo. Várias pessoasjogam pontas de cigarro, algumas sem saber do mal que aquilo pode causar, outras sabem e mesmo assim não se importam. Essa é uma das principais causas, afirmam os bombeiros que trabalham na região.Todos esses problemas preocupam ambientalistas e cientistas de todo o mundo. Em um futuro não muito distante, essas queimadas podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em riscoa floresta.
A queimada gera várias conseqüências prejudiciais ao meio ambiente. Torna o solo infértil, destrói a biodiversidade, desequilibra cadeias alimentares e o ecossistema, e, além de...
tracking img