marecppi

705 palavras 3 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ANÁLISE DE FONTE HISTÓRICA 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5

1 INTRODUÇÃO
Ditadura um regime político que da suporte a um governo que se mantenha no poder por meio da ruptura de regras democráticas, com o apoio das Forças Armadas.
Este regime foi instalado no Brasil após um golpe de estado do então presidente, João Goulart o país viveu um período de intensa repressão, censura, locomoção, e os que tentavam se expressar e ser livres, eram capturados, torturados e muitas vezes levados a morte.
Durante este período mais de trezentas pessoas foram mortas, torturadas ou ficaram desaparecidas, entre elas esta o jornalista Vladimir Herzog que após viver um longo tempo fora do país recebe um convite de emprego e retorna, mas por problemas políticos este não acontece, nesta época oficiais começaram a prender jornalistas, sendo que foram doze pegos e Vladimir foi o ultimo deles o 12º que foi levado para a sede do Doi Codi e torturado até a morte no dia 25 de outubro de 1975, com documentos falsos militares teriam dito que ele havia suicidado-se.
O período da Ditadura completou cinqüenta anos na data de, 31 de março de 2014 onde ruas que tinham nome de coronéis, marechais e generais foram “rebatizadas” com nomes de mortos nas Ditaduras militares da América Latina, supostamente assassinados pela policia.

GABY

2 ANÁLISE DE FONTE HISTÓRICA
Fontes Históricas, nas quais podem ser escritas, visuais, audiovisuais e também materiais nos ajudam a compreender melhor o tempo estudado.
Como por exemplo, imagens feitas na época do período ditatorial, são fontes primarias que tinham como intenção registrar os fatos, elas também nos mostram como o país estava na época, a revolta do povo, a atitude dos oficiais e chefes do governo, algumas dela não podiam nem ser publicadas na época devido a

Relacionados