Marcos acayaba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia de Trabalho
Nos meus projetos, ao mesmo tempo em que interpreto o programa do cliente, procuro analisar as características do local onde vai ser realizada a obra, a topografia, o solo, a paisagem, o clima, a acessibildade para o fornecimento de materiais, e a qualidade da mão de obra disponível. A partir dessa análise, procuro identificar a melhor estratégia para a realização da obra.Assumo então a estratégia de obra, onde o processo de produção é fundamental, como uma referência, uma bússola, que vai orientar a concepção e o desenvolvimento do projeto.
Na elaboração do projeto procuro considerar cuidadosamente todas as atividades dos operários ao longo da obra, e avaliar criteriosamente todo o material a ser usado. Procuro não fazer uso de materiais que não sejamabsolutamente indispensáveis para a realização da obra. Todo o material deve trabalhar, na plenitude de suas características. Além disso procuro também considerar o uso da edificação, e a ação do tempo sobre a mesma, sua manutenção. Desde a concepção inicial do projeto, procuro prevenir e minimizar problemas de manutenção.
Dentro dessa filosofia de trabalho, tenho desenvolvido projetos onde a preocupaçãocom a construção, seus processos de produção, e sua manutenção são determinantes, como também a geografia específica do local da obra. Assim, livres de questões de estilo, as formas das minhas construções, quase sempre novas, resultam de processos de análise rigorosos de condições específicas. E, porque tanto o respeito à natureza do lugar, quanto o emprego correto dos materiais e da energianecessária para a produção, uso, e manutenção são determinantes, os projetos resultam ecológicos. Com o mínimo de meios, procuro sempre atingir a maior eficiência, conforto e, como consequência, a beleza. Onde nada sobra, onde nada falta.
Arquiteto Marcos Acayaba

Marcos Acayaba
Nasceu em São Paulo em 1944. Entre 1964 e 1969 estudou na FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade deSão Paulo), onde tornou-se doutor em 2005.
Professor de Projeto da FAUUSP de 1972 a 1976, e desde 1994.
Recebeu os prêmios:
* - Cubo de Bronze na Bienal Internacional de Buenos Aires em 1985
* - Premiação Nacional IAB em 1991
* - Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 1993 - Destaque da Obra
* - Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 1997 - Grande PrêmioEx-Aequo
* - Prêmio Fundação Vilanova Artigas, em 1991
Participou de Concursos Públicos:
* - 1os Prêmios nos ERPLANs de Marília, Bauru e Araçatuba, em 1976
* - 4o lugar na Sede da FAPESP, em 1998
* - Menção Honrosa na Reurbanização do Vale do Anhangabaú, em 1981
* - Menção Honrosa no Pavilhão Brasileiro, Expo de Sevilha, em 1991
* - Menção Honrosa na Reurbanização doCarandiru, em 1999
É autor de diversos projetos e obras dentre as quais se destacam:
* - Pavilhão Pindorama, 1985
* - Vila Butantã, 2004
* - FDE - Escola Estadual Jd. Bela Vista, em Mogi das Cruzes, 2005
* - Residências: Milan, 1975 - Olga, 1990 - Baeta, 1993 - Acayaba, 1997
Tem Obras Publicadas,
nos Livros:
Brasileiros: Residências em São Paulo, Arquitetura BrasileiraContemporânea.
e
Estrangeiros: Casas Latinoamericanas (México), Casas (Espanha), House Details (Espanha), 10 x 10 (Inglaterra), Modern House 2 (Inglaterra), The House Book (Inglaterra), Beach Houses of South America (Austrália), World House Now (EUA), Houses on the Edge (Espanha), 25 Maisons en Bois (França), Brazil's Modern Architecture (Inglaterra).
e nas Revistas:
Brasileiras: Módulo, Projeto, Projeto& Design, AU-Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura & Construção, Casa & Jardim.
e
Estrangeiras: Architektur & Wohnen (Alemanha), L'Architecture d'Aujourd'hui (França), Quaderns (Espanha), Abitare (Itália), L'Architettura (Itália), Architectural Record (EUA), WA-World Architecture (China), Architécti (Portugal)

FICHA TÉCNICA
dados gerais
Local: Jardim Vitória Régia - São...
tracking img